Presidente de São João da Pesqueira preocupado com Paredes devido aos incêndios

Presidente de São João da Pesqueira preocupado com Paredes devido aos incêndios
| Norte
Porto Canal/ Agências

O presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, manifestou-se esta sexta-feira muito preocupado com as chamas que assolam a localidade de Paredes, com cerca de 600 habitantes, considerando que a situação está muito má.

“Aqui em Paredes está muito mau, muito mau mesmo, Está mesmo ao lado de duas casas e, se atravessar a estrada, entra no aldeamento. Estou aqui a insistir para ter mais meios aéreos”, disse à agência Lusa Manuel Cordeiro por volta das 13:00.

Manuel Cordeiro acrescentou que a estrada em causa é uma municipal que liga Trevões a Paredes e vai até Riodades.

“Neste momento, não vejo a possibilidade de evacuar Paredes, para já, porque não sei. Estamos aqui com tratores e a molhar os terrenos, mas vamos ver”, reforçou.

O presidente da câmara disse que “já ardeu mato e castanheiros”, mas, “sendo importante, ainda é o menos”. “O que nos preocupa é se provoca danos em alguma casa ou em alguém”, acrescentou.

Manuel Cordeiro adiantou que desde o final do dia de quinta-feira, “por livre arbítrio”, juntou a população, presidente de junta e bombeiros, “para com cisternas, junto de edifícios, molhar e tentar evitar que as chamas causassem estragos”.

O incêndio chegou a São João da Pesqueira na sequência dos que tiveram início em Sátão (distrito de Viseu) e Trancoso (distrito da Guarda) e já se alastrou a Sernancelhe, Moimenta da Beira e Penedono, Viseu, e Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Meda e Celorico da Beira (distrito da Guarda).

O alerta para o incêndio de Freches, no município de Trancoso, distrito da Guarda, aconteceu no sábado, dia 09, pelas 17:21.

Pelas 13:15, combatiam este incêndio 511 operacionais, apoiados por 176 veículos, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O incêndio de Vila Boa, freguesia de Ferreira de Aves, em Sátão, distrito de Viseu, teve alerta pela 01:03 de quarta-feira, dia 13, e no mesmo dia chegou aos municípios de Sernancelhe, também no distrito de Viseu, e ao de Aguiar da Beira, distrito da Guarda.

Pelas, 13:15, combatiam este incêndio 1005 operacionais, apoiados por 324 veículos e sete meios aéreos, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.