Ciclovia de oito quilómetros entre Porto e Matosinhos tem financiamento aprovado

Ciclovia de oito quilómetros entre Porto e Matosinhos tem financiamento aprovado
| Porto
Porto Canal

O Fundo Ambiental vai financiar com 750 mil euros a construção de uma ciclovia de 8,5 quilómetros que ligará a Trindade, no Porto, a São Mamede de Infesta, em Matosinhos. O projeto, orçado em 2,3 milhões de euros, tem um prazo de oito meses, embora ainda não tenha data para o lançamento do concurso, tal como avança o Jornal de Notícias esta sexta-feira. 

Esta ciclovia é uma das quatro iniciativas aprovadas para receber apoio do Fundo Ambiental, no total de 2,37 milhões de euros, para percursos intermunicipais. A infraestrutura será maioritariamente em Matosinhos (4,8 km), com o restante traçado no Porto (3,7 km).

De acordo com o que o Ministério do Ambiente avançou ao JN, a obra pode avançar ainda este ano.

O percurso começará na Trindade, atravessando zonas como o Marquês e a Asprela, até chegar ao centro de São Mamede. A ciclovia irá conectar-se à rede existente em Leça, facilitando a mobilidade entre as duas cidades e integrando-se com os transportes públicos.

O traçado da ciclovia, maioritariamente em território de Matosinhos, será predominantemente segregado, com 47% da via unidirecional e 38% bidirecional, o que permitirá garantir a segurança dos ciclistas. A cidade do Porto terá 3,7 quilómetros da infraestrutura, a ser construída com um investimento de 856,7 mil euros.

+ notícias: Porto

Trabalhadores das IPSS manifestaram-se no Porto para exigir retomar das negociações

Cerca de três centenas de trabalhadores de IPSS concentraram-se esta quinta-feira frente à sede da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), no Porto, para exigir o retomar das negociações com os sindicatos afetos à CGTP.

Metrobus do Porto regista média de seis mil viagens por dia

O metrobus do Porto regista uma média de seis mil viagens por dia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, defendendo ser “absolutamente essencial” assegurar medidas que permitam reduzir tempos de viagem em transporte público face ao individual.

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.