José António Lameiras é número 2 de Nuno Cardoso na lista do movimento Porto Primeiro
Porto Canal/ Agências
José António Lameiras, Ana Tato Aguiar e Carlos Vasconcelos são alguns dos nomes da lista entregue sexta-feira no tribunal pela candidatura do Porto Primeiro - Nuno Cardoso à Câmara do Porto.
Em informação avançada esta sexta-feira à Lusa, a candidatura independente Porto Primeiro – Nuno Cardoso revelou que entre os sete primeiros nomes da lista está José António Lameiras, engenheiro civil especializado em Urbanismo e Planeamento Territorial, pós-graduado em Direito de Ordenamento do Território, com cerca de 50 anos de experiência e que trabalhou em planos diretores municipais no Porto, Lisboa e várias cidades angolanas.
Segue-se na lista do movimento independente Ana Tato Aguiar, especialista em Saúde Pública desde 1990, com carreira dedicada à promoção da saúde, prevenção da Sida e coordenação de projetos em contexto escolar e laboral, tendo sido diretora executiva do ACES Grande Porto I entre 2012-2020.
Na lista do Porto Primeiro para executivo está também Carlos Pedro Vasconcelos, licenciado em Biologia, com pós-graduação em Astrofísica, é diretor do Agrupamento de Escolas António Nobre no Porto e tem experiência como atleta, treinador e dirigente desportivo.
A candidatura independente Porto Primeiro – Nuno Cardoso entregou esta sexta-feira, no Palácio da Justiça do Porto, as listas candidatas às próximas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.
“Agradecemos a participação das forças políticas que, com espírito democrático, ajudam a viabilizar uma candidatura independente, assegurando que todos tenham as mesmas regras de jogo”, sublinha Nuno Cardoso, 63 anos.
Segundo Nuno Cardoso, esta candidatura independente representa um passo “firme no compromisso com o futuro da cidade, apoiado por cidadãos e forças que defendem o fortalecimento da democracia e a igualdade de regras entre listas independentes e partidos”.
Entre as prioridades da candidatura estão a habitação, a segurança e a mobilidade, associadas a um compromisso com a inclusão, a criação de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida para todos os portuenses.
O candidato destaca a energia nas “ideias e o trabalho para fazer do Porto uma cidade mais ambiciosa e justa”.
“Sempre me apresentei como um homem capaz de construir pontes e sei que a união de esforços é a chave para não adiar mais o Porto e torná-lo numa cidade novamente para todos.”
Nuno Cardoso foi presidente da Câmara Municiapl do Porto entre 1999 e 2001, substituindo Fernando Gomes que foi para o Governo, candidatou-se em 2013 e perdeu e volta agora novamente à corrida nestas autárquicas.
“Durante o tempo em que tive a honra de ser presidente da Câmara, lançámos projetos estruturantes que mudaram a cidade — na mobilidade, nas infraestruturas, na requalificação urbana. Agora, quero ir mais longe. Quero um Porto de oportunidades, de inclusão, de qualidade de vida. Um Porto com futuro. E esse futuro começa agora, com todos e para todos”, lê-se no sítio da Internet do movimento Porto Primeiro.
Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).
O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
