Nova subestação elétrica vai servir parque empresarial em Estarreja

Nova subestação elétrica vai servir parque empresarial em Estarreja
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

O Plano de Pormenor do Parque Empresarial da Quimiparque (PPPEQ), em Estarreja, está parcialmente suspenso devido à construção de uma subestação elétrica, por decisão dos órgãos autárquicos, que estabeleceram medidas preventivas, informou esta quinta-feira fonte municipal.

De acordo com a página oficial do município de Estarreja, o objetivo é viabilizar a construção de uma subestação elétrica, cujo financiamento está dependente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como um parque de estacionamento de veículos pesados.

A suspensão pretende evitar alterações no local que possam comprometer ou onerar o processo de mudança do plano.

“A área suspensa do PPPEQ sujeita a Medidas Preventivas é de cerca de 3,44 hectares e tem a extensão estritamente necessária para viabilizar intervenção urgente relacionada com a construção de uma Subestação Elétrica”, explica o “site” da autarquia.

Segundo a mesma fonte, a urgência deve-se ao financiamento já contratualizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estar condicionado pelos prazos calendarizados.

A Câmara de Estarreja quer aproveitar a oportunidade também para “proceder a uma requalificação do atual desenho urbano do plano”, alterando os usos atuais de “Armazenagem/Indústria” e “Comércio/Serviços”, num espaço de “Infraestruturas de apoio à atividade industrial”.

Além da subestação elétrica, a autarquia quer redimensionar um parque de estacionamento de veículos pesados.

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.