Sátão com duas frentes ativas após trabalho noturno “muito positivo”

Sátão com duas frentes ativas após trabalho noturno “muito positivo”
| Norte
Porto Canal/Agências

O incêndio de Sátão está com duas frentes ativas e, com a entrada dos meios aéreos no combate, corre de forma favorável, depois de uma noite em que os bombeiros conseguiram um trabalho “muito positivo”.

“Neste momento, o incêndio que afeta três municípios está com duas frentes ativas. Uma mais na cauda do incêndio, na zona de Sátão/Aguiar da Beira, com sensivelmente 1,5 quilómetro”, disse à agência Lusa, pelas 10h15, o segundo comandante do Comando Regional do Centro da Proteção Civil.

Jody Rato acrescentou que a segunda frente “está no município de Sernancelhe e tem uma frente com cerca de 200 metros” e são “duas frentes ativas a serem combatidas com meios terrestres e aéreos”.

“Estamos com muita dificuldade em termos de progressão devido à dificuldade em termos de acessos, mas o trabalho realizado durante a noite foi muito positivo e profícuo - conseguiram diminuir substancialmente as frentes ativas”, realçou.

Neste sentido, reforçou que “a área está consideravelmente mais reduzida, agora o trabalho é para que se consiga resolver quanto antes”.

Jody Rato adiantou que, “no momento, não há aldeias em risco, embora haja algumas localidades na direção das frentes, mas é um trabalho de monitorização constante de modo que, sendo necessário, antecipa-se alguma ação de confinamento ou retirada, mas nada que esteja agora a ser definido”.

O comandante das operações no terreno disse ainda que, ao longo desta quarta-feira, houve registo de “três pessoas civis que tiverem ferimentos ligeiros, nada de preocupante e foram assistidas, nada mais a assinalar”, até ao momento.

O alerta para este incêndio foi dado pela 01h03 de quarta-feira, em Vila Boa, Ferreira de Aves, no concelho de Sátão, distrito de Viseu, e chegou no mesmo dia aos municípios de Sernancelhe, também no distrito de Viseu, e ao de Aguiar da Beira, distrito da Guarda.

Pelas, 10h30, combatiam este incêndio 441 operacionais, apoiados por 139 veículos e quatro meios aéreos, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

+ notícias: Norte

Chuvas intensas deixam zonas de Vila do Conde alagadas

As fortes chuvas que se fizeram sentir na madrugada deste sábado deixaram zonas de Modivas, em Vila do Conde, alagadas.

Norte foi o mais afetado devido ao mau tempo. Foram registadas mais de 130 ocorrências

Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 deste sábado, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.

Inspeção-Geral da Educação averigua amputação de dedos de aluno em Cinfães

A Inspeção-Geral da Educação abriu um processo para averiguar as circunstâncias em que um aluno da escola de Fonte Coberta, em Cinfães, Viseu, perdeu as pontas de dois dedos, revelou este sábado à Lusa fonte do Ministério da Educação.