Investimento de 25 milhões de euros aumenta capacidade da Estação da Pampilhosa na Mealhada

Investimento de 25 milhões de euros aumenta capacidade da Estação da Pampilhosa na Mealhada
Foto: CM Mealhada
| Norte
Porto Canal/Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou os trabalhos que vão aumentar a capacidade na Estação ferroviária da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro, num investimento de 25 milhões de euros.

Segundo informação da IP, a intervenção, “a segunda fase da empreitada de adequação do ‘layout’ da Estação da Pampilhosa”, foi iniciada na terça-feira e vai permitir o “aumento da capacidade para o transporte de mercadorias e redução dos tempos de percurso para o serviço de passageiros”.

“Esta intervenção visa tornar os serviços ferroviários mais competitivos e eficientes, tanto no transporte de passageiros como de mercadorias, reforçando a ligação entre o Norte e o Centro de Portugal, facilitando a conexão com a rede ferroviária europeia e promovendo a transição modal, com benefícios claros para a sustentabilidade ambiental”, refere a IP numa nota de imprensa.

Ainda de acordo com a IP, as intervenções nesta fase incluem a requalificação do corredor da Linha do Norte na área da Estação da Pampilhosa, a remodelação e melhoria das plataformas de passageiros, construção de uma nova passagem superior pedonal, substituição do pontão metálico do Canedo, construção de uma nova linha ferroviária e eletrificação de outras ligadas à Linha da Beira Alta, e implantação de infraestruturas modernas de sinalização e telecomunicações.

Fonte da empresa afirma à agência Lusa que a primeira fase dos trabalhos ocorreu “do lado da estação virado para a Linha da Beira Alta”, contemplando, igualmente, o edifício da estação, enquanto esta fase agora iniciada compreende o lado relativo à Linha do Norte.

Prevê-se que a obra esteja terminada no primeiro semestre de 2027, indica a mesma fonte.

“Estas melhorias fazem parte de um conjunto de intervenções de modernização da Linha da Beira Alta que a Infraestruturas de Portugal tem vindo a desenvolver, com o objetivo de promover a interoperabilidade, aumentar a eficiência, reforçar a segurança – incluindo a eliminação de passagens de nível e a implementação de sinalização eletrónica – e uma oferta ferroviária mais competitiva para passageiros e mercadorias”, adianta.

Citado na nota de imprensa, o presidente da IP, Miguel Cruz, considera que “esta obra representa um passo importante na modernização da Rede Ferroviária Nacional”, reforçando o compromisso da empresa “com a segurança e eficiência do transporte ferroviário”.

A IP explica que a Estação da Pampilhosa, situada na confluência da Linha do Norte com a Linha da Beira Alta, “desempenha um papel fundamental como nó ferroviário estratégico”, essencial “para o transporte de mercadorias entre os portos de Leixões e Aveiro e a fronteira espanhola em Vilar Formoso, tornando a sua modernização uma prioridade para o desenvolvimento logístico nacional”.

“Estas melhorias fazem parte de um conjunto de intervenções de modernização da Linha da Beira Alta que a Infraestruturas de Portugal tem vindo a desenvolver, com o objetivo de promover a interoperabilidade, aumentar a eficiência, reforçar a segurança – incluindo a eliminação de passagens de nível e a implementação de sinalização eletrónica – e uma oferta ferroviária mais competitiva para passageiros e mercadorias”, acrescenta a IP na nota de imprensa.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.