Margarida Belém propõe reforço da saúde para 3.º mandato em Arouca pelo PS

Margarida Belém propõe reforço da saúde para 3.º mandato em Arouca pelo PS
Foto: CM Arouca
| Norte
Porto Canal/ Agências

A atual presidente da Câmara Municipal Arouca, Margarida Belém, apresenta quinta-feira a sua candidatura a um terceiro mandato pelo PS, propondo-se reforçar as estruturas de saúde nesse concelho do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto.

Em declarações à Lusa, a autarca afirma: “Tenho em curso os procedimentos necessários para que Arouca tenha, em breve, um Parque de Saúde que corresponde às necessidades da população”.

Entre as outras obras que Margarida Belém pretende concretizar no terceiro mandato inclui-se a modernização e expansão dos complexos desportivos municipais, a definição do projeto para o novo auditório municipal e a transformação do complexo escolar de Escariz “num verdadeiro campus onde os alunos do pré-escolar podem viver e conviver com colegas de várias idades, até ao secundário”.

A atual presidente da câmara revela ainda: “Temos estado a trabalhar no projeto de alargamento do edifício dos Paços do Concelho, tornando-o mais moderno e funcional, e temos vários projetos de valorização da floresta e das aldeias, entre os quais o de Rio de Frades e o seu complexo mineiro, que queremos valorizar enquanto espaço de história e memória, de aprendizagem e identidade”.

Depois de ter sido eleita vereadora em 2009 e chegado a vice-presidente no mandato de 2013 a 2017, Margarida Belém chegou à presidência da Câmara Municipal de Arouca em outubro de 2017, tornando-se assim a primeira mulher a chefiar a autarquia.

Atualmente, assume também a presidência da ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e a liderança da AGA - Associação Geoparque Arouca.

Licenciada em Turismo pelo Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes, e pós-graduada em Desenvolvimento e Gestão de Destinos Turísticos, Margarida Belém foi durante vários anos coordenadora de serviços da Região de Turismo da Rota da Luz e chefe da sua Divisão de Promoção Interna e Externa, sendo que esta quarta-feira integra o Conselho Estratégico de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Quanto ao seu desempenho nos dois mandatos em que presidiu à Câmara de Arouca, Margarida Belém destaca desse trabalho a adoção de medidas como o investimento em habitação na Quinta do Cerrado e na Vila Pavão, a pavimentação de várias estradas do concelho, a ampliação das zonas industriais de Arouca e Mansores, a requalificação das escolas básicas de Moldes e Mansores, a modernização da Extensão de Saúde de Chave e a construção da Ecovia do Arda.

A par de apoios à produção agrícola biológica e à criação de gado ovino, caprino e arouquês, a autarca socialista realça ainda o trabalho desenvolvido com vista a implementar uma gestão tripartida do Mosteiro de Arouca (entre Município, Real Irmandade a Rainha Santa Mafalda e instituto Património Cultural), o alargamento da rede de bibliotecas do concelho, a concretização de iniciativas de ação social como a comparticipação de medicamentos e o programa de visitas a cidadãos seniores em contexto de habitação isolada.

Além de Margarida Belém pelo PS, às eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro em Arouca também já foram anunciadas as candidaturas à Câmara de José Costa Gomes pelo Chega, Lara Guedes Pinho pela CDU e Vítor Carvalho por PSD, CDS-PP, PPM e IL.

Com cerca de 22.400 habitantes e mais de 329 quilómetros quadrados de extensão, 85% dos quais de área florestal, o município é atualmente gerido por um executivo camarário que integra quatro elementos do PS e três do PSD.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.