Espólio de Teixeira de Pascoaes pode ser visitado em Amarante até 2028

Espólio de Teixeira de Pascoaes pode ser visitado em Amarante até 2028
Foto: CM Amarante
| Norte
Porto Canal/Agências

O espólio do escritor Teixeira de Pascoais, que contempla um conjunto representativo de objetos, documentos, fotografias, obras de arte e mobiliário, está patente ao público na Casa da Cadeia, em Amarante, onde permanecerá pelo período de três anos.

Inaugurada na sexta-feira, a exposição temporária “Teixeira de Pascoaes: Entre Ruínas e Fantasmas”, dedicada à vida e obra do poeta e pensador amarantino, é organizada pela autarquia e tem curadoria de José Rui Teixeira, autor das obras “Pascoaes – Poesia I, II e III” e investigador com trabalho amplamente reconhecido na área dos estudos pascoaesianos.

Todas as peças expostas foram adquiridas pelo município e constituem um acervo de elevado valor literário e histórico, que permite uma aproximação à intimidade, pensamento e universo criativo do autor, releva a Câmara Municipal de Amarante, em comunicado.

A Casa da Cadeia (antiga câmara e cadeia de Amarante) passa, assim, a assumir-se como o Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes, um espaço cultural dedicado à promoção do conhecimento e valorização do legado do autor, junto da comunidade local, da comunidade educativa e académica, bem como dos visitantes e turistas.

Teixeira de Pascoaes nasceu em Amarante, em 1877. Estudou Direito em Coimbra, mas cedo trocou a jurisprudência pela literatura e pela vida rural, fixando-se na Casa de Pascoaes, em Gatão.

Figura central do saudosismo e da renascença portuguesa, destacou-se no Porto e em Lisboa como poeta, filósofo e ensaísta.

Autor de vasta obra traduzida para várias línguas, manteve-se fiel à poesia até ao fim da vida, em 1952.

A sua escrita, marcada por um forte imaginário telúrico e introspetivo, consolidou-o como o poeta-filósofo da saudade.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.