Fogo de Ribeira de Pena pode vir a ser dominado até final da manhã

Fogo de Ribeira de Pena pode vir a ser dominado até final da manhã
| Norte
Porto Canal/Agências

O incêndio em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, pode vir a ser dado como dominado até ao final da manhã, disse este sábado à agência Lusa o comandante sub-regional do Alto Tâmega e Barroso, Bruno Sarmento.

O comandante indicou que este fogo na serra do Alvão não coloca casas ou aldeias em perigo, e que, "até ao final da manhã [deste sábado], pode vir a ser dado como dominado”.

Pouco depois da meia-noite, o incêndio mantinha uma frente ativa, e Bruno Sarmento disse que as condições meteorológicas estavam favoráveis, uma vez que as previsões indicam um aumento da humidade relativa e uma diminuição do vento, fatores que podem ajudar a controlar o incêndio e a dá-lo como dominado dentro de algumas horas.

De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pela 01h00 mantinham-se no local 262 operacionais, apoiados por 82 viaturas.

O responsável disse que a frente do incêndio, que deflagrou pelas 07h20 de sexta-feira, está a ceder aos meios, lavra em zonas de mato, mas de difíceis acessos.

Por volta da 01h00, o incêndio de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, mantinha 300 operacionais e 89 meios no local, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O incêndio da Figueira Castelo Rodrigo, também no distrito de Viseu, por seu lado, à mesma hora, mobilizava 170 operacionais e 52 meios, segundo a mesma fonte.

À 01h40, havia 35 incêndios ativos em Portugal continental, que mobilizavam 1180 operacionais e 363 meios terrestres.

O Governo renovou na quinta-feira a situação de alerta no país até quarta-feira, dia 13 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.