Fogo em Mondim e Vila Real já mobiliza mais de 400 operacionais

Fogo em Mondim e Vila Real já mobiliza mais de 400 operacionais
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O incêndio que lavra em Vila Real e Mondim de Basto tem duas frentes ativas e uma dominada, mobiliza 402 operacionais e sete meios aéreos e, durante a manhã, levou ao confinamento da população de duas aldeias.

“Tivemos algumas aldeias durante a manhã em que teve que haver confinamento das populações, Ermelo e Pardelhas, neste momento sem perigo e sem impacto que tenha resultado para as populações”, afirmou Miguel David, comandante das operações de socorro (COS).

O responsável, que falava aos jornalistas pelas 13h00, disse que no combate ao fogo que deflagrou no sábado à noite, em Sirarelhos, estão sete meios aéreos, três máquinas de rasto e 402 operacionais com 131 veículos.

“É um incêndio que se desenvolve em área de montanha, com vento e bastantes projeções e que às vezes o sentido de progressão evolui para área onde existem aldeamentos ou aldeias, o que nos obriga a fazer reposicionamento de meios”, explicou Miguel David, que é também comandando sub-regional de Viseu e Lafões.

Afirmando que se está a avaliar um reforço de meios terrestres, o responsável referiu que os “principais desafios são a orografia do terreno e as condições meteorológicas que se fazem sentir, com temperaturas elevadas, com ventos e rotação bastante frequentes, o que dificulta o trabalho de todos os operacionais neste terreno”.

“Espero que a tarde nos permita aplicar o nossos plano estratégico de ação”, apontou.

No terreno estão ainda a trabalhar duas máquinas de rasto neste setor mais ativo (Mondim de Basto), com a tentativa de fazer acessos para progressão de veículos dos bombeiros, estando uma outra no alto da serra a fazer cortes.

O comandante fez questão de deixar um apelo às comunidades para que evitem comportamentos de risco.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.