Casas evacuadas em aldeias ameaçadas pelo fogo em Mogadouro e Moncorvo

| Norte
Porto Canal

O incêndio no distrito de Bragança levou hoje à evacuação de duas casas em Estevais, Mogadouro, onde as chamas estavam a menos de 100 metros da localidade, e à retirada de seis pessoas da povoação de Quinta das Peladinhas.

O incêndio que deflagrou na terça-feira tem duas frentes ativas entre Souto da Velha, concelho de Torre de Moncorvo, e Parada, concelho de Alfândega da Fé, estando 671 operacionais no terreno, segundo a Proteção Civil.

Na aldeia de Estevais, o fogo estava a dezenas de metros das habitações, estando várias pessoas a regar as redondezas das suas casas.

A retirada de seis idosos da Quinta das Peladinhas, Torre de Moncorvo, foi feita por motivos de precaução, disse à Lusa o comandante do posto da GNR daquele concelho.

De acordo com o adjunto de Operações do Comando Nacional de Operações de Socorro Carlos Guerra, a palavra de ordem neste momento é "trabalhar" para controlar o fogo o mais rápido possível, com a ressalva de que as condições meteorológicas podem afetar a consolidação do incêndio.

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, às 18:00 estavam no terreno 671 operacionais e 181 veículos, bem como três helicópteros e quatro aviões.

Carlos Guerra salientou que não há estradas fechadas, estando o fogo a lavrar sobre mato e algumas árvores.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.