Fogo no concelho de Vila Verde mantém uma frente ativa

Fogo no concelho de Vila Verde mantém uma frente ativa
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou na madrugada desta sexta-feira na localidade de Gomide, concelho de Vila Verde, distrito de Braga, mantém uma frente ativa, mas sem colocar habitações em risco, indicou a Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Sub-comando regional do Cávado explicou que já foram extintas duas das frentes, mantendo-se ainda uma frente ativa, que está a consumir uma área de mato.

O incêndio deflagrou pelas 05h35 na localidade de Gomide, que pertence à União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, no concelho de Vila Verde.

Pelas 19:45 o incêndio está a ser combatido por 110 operacionais, apoiados por 35 viaturas, e já sem meios aéreos.

No local estão bombeiros, militares da GNR, elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Desde segunda-feira, muitos incêndios rurais têm afetado o continente português, em especial as regiões Norte, Centro e Alentejo. As chamas obrigaram à evacuação de aldeias.

Entre bombeiros e civis, várias pessoas foram assistidas, sem registo de feridos graves. Não há também indicação de habitações destruídas, mas arderam áreas florestais, agrícolas e pecuárias, bem como anexos e similares.

O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, afirmou esta sexta-feira que os meios de combate a incêndios são suficientes, embora não consigam, com tantos fogos, “estar em todo o lado ao mesmo tempo”.

Grande parte dos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco, no interior centro, está esta sexta-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta previsão estende-se também ao sul do país, a seis concelhos do distrito de Faro: Portimão, Silves, Monchique, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

De acordo com o IPMA, a situação de perigo máximo de incêndio rural irá manter-se nos próximos dias nas mesmas regiões.

O IPMA colocou todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, sob aviso laranja entre as 09h00 e as 18h00 de domingo, devido à “persistência de valores muito elevados de temperatura máxima”.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.