Álvaro Santos e Delmino Pereira nas listas do PS à Assembleia Municipal e Câmara de Gaia

Álvaro Santos e Delmino Pereira nas listas do PS à Assembleia Municipal e Câmara de Gaia
Foto: CM Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal / Agências

A concelhia do PS de Vila Nova de Gaia aprovou a lista de candidatos à Câmara Municipal encabeçada pelo ex-secretário de Estado João Paulo Correia e o nome do professor Álvaro Santos como candidato à Assembleia Municipal.

Em comunicado enviado à Lusa, a comissão política socialista de Gaia refere que a lista, aprovada na quinta-feira, “integra cidadãos independentes oriundos da sociedade civil, e que aposta na proximidade com o território”.

Para a Assembleia Municipal, o PS de Gaia aposta em Álvaro Santos, professor, diretor pedagógico e ex-diretor da Escola Secundária Dr. Joaquim Ferreira Alves, afirmando que este tem “um trajeto altamente reconhecido de mérito e dedicação à escola pública”.

A lista à Assembleia Municipal é “assente em princípios de representatividade, paridade e igualdade, incluindo quatro jovens com menos de 30 anos nos primeiros 21 lugares”, acrescenta.

Também é destacado o nome de Delmino Pereira “que integra a lista à Câmara Municipal na condição de independente”, candidato que faz parte da União Ciclista Internacional e foi presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, conduzindo o ciclismo nacional às medalhas olímpicas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A número dois da lista será Maria José Gamboa, ex-deputada à Assembleia da República e atualmente presidente de Junta de Freguesia de Canidelo.

Somam-se Filipe Lopes e César Rodrigues, presidentes das juntas de freguesia de Pedroso e Seixezelo e de Grijó e Sermonde, respetivamente, que vão integrar a equipa de João Paulo Correia para a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para, segundo o PS/Gaia, “reforçar o compromisso com uma gestão autárquica de proximidade e atenta a todo o território”.

A médica pediatra Fátima Menezes de Figueiredo, a educadora de infância Catarina Coutinho e o ex-dirigente sindical Raimundo Filipe completam os primeiros lugares da lista “renovada à Câmara Municipal”.

“Esta equipa representa um esforço de construir simultaneamente uma equipa com pessoas competentes e provas dadas em cada um dos seus percursos e das suas áreas, ao mesmo tempo que garantimos um diálogo claro com a sociedade civil, a representação territorial e demográfica, fundamentais para uma política de proximidade e a energia e dedicação para liderar um concelho com a dimensão e a importância que Vila Nova de Gaia exige”, refere João Paulo Correia, citado no comunicado.

As áreas dos transportes e mobilidade, habitação e apoio às famílias, saúde e educação, infraestruturas, segurança e a defesa da abolição de portagens nas autoestradas A29, A32 e A41 são algumas das prioridades elencadas pela candidatura.

Na corrida à Câmara de Vila Nova de Gaia são já conhecidas as candidaturas de André Araújo (CDU), João Paulo Correia (PS), Luís Filipe Menezes (PSD/CDS-PP/IL), Daniel Gaio (Volt) e João Martins (BE/Livre).

O executivo municipal é composto por 11 lugares, tendo o PS nove e o PSD dois. O PS também lidera a Assembleia Municipal com maioria.

As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.