Álvaro Santos e Delmino Pereira nas listas do PS à Assembleia Municipal e Câmara de Gaia

Álvaro Santos e Delmino Pereira nas listas do PS à Assembleia Municipal e Câmara de Gaia
Foto: CM Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal / Agências

A concelhia do PS de Vila Nova de Gaia aprovou a lista de candidatos à Câmara Municipal encabeçada pelo ex-secretário de Estado João Paulo Correia e o nome do professor Álvaro Santos como candidato à Assembleia Municipal.

Em comunicado enviado à Lusa, a comissão política socialista de Gaia refere que a lista, aprovada na quinta-feira, “integra cidadãos independentes oriundos da sociedade civil, e que aposta na proximidade com o território”.

Para a Assembleia Municipal, o PS de Gaia aposta em Álvaro Santos, professor, diretor pedagógico e ex-diretor da Escola Secundária Dr. Joaquim Ferreira Alves, afirmando que este tem “um trajeto altamente reconhecido de mérito e dedicação à escola pública”.

A lista à Assembleia Municipal é “assente em princípios de representatividade, paridade e igualdade, incluindo quatro jovens com menos de 30 anos nos primeiros 21 lugares”, acrescenta.

Também é destacado o nome de Delmino Pereira “que integra a lista à Câmara Municipal na condição de independente”, candidato que faz parte da União Ciclista Internacional e foi presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, conduzindo o ciclismo nacional às medalhas olímpicas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A número dois da lista será Maria José Gamboa, ex-deputada à Assembleia da República e atualmente presidente de Junta de Freguesia de Canidelo.

Somam-se Filipe Lopes e César Rodrigues, presidentes das juntas de freguesia de Pedroso e Seixezelo e de Grijó e Sermonde, respetivamente, que vão integrar a equipa de João Paulo Correia para a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para, segundo o PS/Gaia, “reforçar o compromisso com uma gestão autárquica de proximidade e atenta a todo o território”.

A médica pediatra Fátima Menezes de Figueiredo, a educadora de infância Catarina Coutinho e o ex-dirigente sindical Raimundo Filipe completam os primeiros lugares da lista “renovada à Câmara Municipal”.

“Esta equipa representa um esforço de construir simultaneamente uma equipa com pessoas competentes e provas dadas em cada um dos seus percursos e das suas áreas, ao mesmo tempo que garantimos um diálogo claro com a sociedade civil, a representação territorial e demográfica, fundamentais para uma política de proximidade e a energia e dedicação para liderar um concelho com a dimensão e a importância que Vila Nova de Gaia exige”, refere João Paulo Correia, citado no comunicado.

As áreas dos transportes e mobilidade, habitação e apoio às famílias, saúde e educação, infraestruturas, segurança e a defesa da abolição de portagens nas autoestradas A29, A32 e A41 são algumas das prioridades elencadas pela candidatura.

Na corrida à Câmara de Vila Nova de Gaia são já conhecidas as candidaturas de André Araújo (CDU), João Paulo Correia (PS), Luís Filipe Menezes (PSD/CDS-PP/IL), Daniel Gaio (Volt) e João Martins (BE/Livre).

O executivo municipal é composto por 11 lugares, tendo o PS nove e o PSD dois. O PS também lidera a Assembleia Municipal com maioria.

As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.