Seis meios aéreos a operar em Terras de Bouro

Seis meios aéreos a operar em Terras de Bouro
| Norte
Porto Canal / Agências

Seis meios aéreos começaram esta quinta-feira, pelas 10h00, a combater a frente ativa do incêndio que lavra em Terras de Bouro, distrito de Braga, segundo o autarca local, esperando que este reforço permita controlar o fogo “nas próximas horas”.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara, Manuel Tibo avançou que, cerca das 10h00, quatro aviões e dois helicópteros reforçaram o dispositivo de combate a este incêndio, que deflagrou no sábado, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), e que na manhã de quarta-feira se alastrou ao concelho vizinho de Terras de Bouro.

“Temos seis meios aéreos, quatro aviões e dois helicópteros, a operar aqui na nossa área. Espero que isto, juntamente com o trabalho que está a ser feito pelos bombeiros, permita controlar este incêndio nas próximas horas. Vamos tentar aproveitar antes que a temperatura volte a subir e acredito que a nossa gente resolva o problema”, sublinhou Manuel Tibo.

Quanto à área ardida, o autarca explica que nesta fase é difícil quantificar, remetendo esses dados para fase posterior, depois de o incêndio estar dominado.

Também em declarações à Lusa esta quinta-feira, o comandante sub-regional do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou que, deste incêndio, continuam quatro frentes ativas: três no concelho de Ponte da Barca e uma em Terras de Bouro, que “é a que, neste momento, causa mais preocupação”, e que segue em direção à barragem de Vilarinho das Furnas.

Rui Costa ressalvou, contudo, que na manhã desta quinta-feira “não há aglomerados populacionais em risco”, ao contrário do que aconteceu durante esta madrugada, o que obrigou à retirada de dezenas de habitantes de várias localidades dos concelhos de Ponte da Barca e de Terras de Bouro que, entretanto, já regressaram às suas casas.

De acordo com informações na página oficial da ANEPC, este incêndio, que deflagrou em Ponte da Barca e que alastrou ao concelho de Terras de Bouro, mobilizava, às 10h50 desta quinta-feira, 415 operacionais, apoiados por 146 viaturas e sete meios aéreos.

O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.

+ notícias: Norte

Ex-autarcas de Montalegre começam a ser julgados em 17 de abril

Os cerca de 70 arguidos da Operação Alquimia, entre os quais os antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, vão começar a ser julgados em 17 de abril, disse esta segunda-feira à Lusa fonte judicial.

Extinto fogo em lar de Santo Tirso e cerca de 40 utentes retirados para pavilhão municipal

O incêndio que deflagrou na noite desta segunda-feira num lar de Santo Tirso já está extinto e cerca de 40 utentes estão a ser retirados para o pavilhão municipal, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.