Fogo entre Gondomar e Penafiel com uma frente ativa está controlado

Fogo entre Gondomar e Penafiel com uma frente ativa está controlado
Foto: DR
| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou na terça-feira em Penafiel e alastrou a Gondomar, no distrito do Porto, mantém uma frente ativa entre Moreira e Rio Mau esta quinta-feira, mas “está controlado”, revelaram à Lusa várias fontes.

“A situação está controlada”, disse fonte da Câmara Municipal de Penafiel, acrescentando que o fogo encaminha-se para a estrada nacional que liga Rio Mau a Entre-os-Rios.

Já fonte dos bombeiros voluntários de Melres, concelho de Gondomar, indicou que “o fogo está controlado, mas continua ativo numa zona de vales encaixados de difícil acesso, dirigindo-se à Serra da Boneca”.

As fontes indicaram que a frente ativa localiza-se entre Moreira, na freguesia de Melres, concelho de Gondomar, e Rio Mau, em Penafiel.

De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 10h56 encontravam-se mobilizados para este incêndio 177 operacionais, apoiados por 48 viaturas e dois meios aéreos.

O alerta para este fogo que teve início na freguesia de Capela, em Penafiel, foi dado às 09h26 de terça-feira.

A GNR informou esta quinta-feira, pelas 07h00, que a Estrada Nacional 108 (EN108) está cortada ao trânsito, em ambos os sentidos na localidade de Melres, concelho de Gondomar e distrito do Porto, devido a incêndio.

Quase todos os concelhos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Faro estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

+ notícias: Norte

Governo diz que constrangimentos no Porto de Leixões devem ficar hoje resolvidos

O Governo da República garantiu ao executivo madeirense que a situação do Porto de Leixões, que afeta o abastecimento das regiões autónomas, deverá ficar resolvida até esta sexta-feira de manhã.

Corpo encontrado no rio Leça em Ermesinde

O corpo de um homem foi encontrado no Rio Leça, junto ao Parque da Resineira, em Ermesinde, avançou o Correio da Manhã e confirmou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

Doentes urgentes com espera superior a 12 horas no hospital de Matosinhos

Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã desta sexta-feira mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).