Bombeiros esperam dominar chamas em Gondomar antes do anoitecer

Bombeiros esperam dominar chamas em Gondomar antes do anoitecer
| Norte
Porto Canal/Agências

Os Bombeiros Voluntários De Melres esperam conseguir dominar “antes do cair da noite” as chamas do incêndio ativo em Gondomar, que começou na terça-feira em Penafiel, revelou o bombeiro Joel Castro num ponto de situação feito às 16h00.

“Contamos que essa hora [em que as chamas estão dominadas] seja ainda antes do cair da noite, mas como é óbvio não temos uma hora prevista, porque depende da situação dos ventos, que é um fator muito importante no controlo dos incêndios”, declarou o profissional dos Bombeiros Voluntários de Melres.

De acordo com a mesma fonte, às 16h00 mantinham-se três frentes ativas e foram reforçados os meios de combate às chamas.

Pelas 16h25, encontravam-se no terreno 185 operacionais apoiados por 49 meios terrestres e três meios aéreos, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Pelas 14h50, uma fonte desta corporação de bombeiros revelou à Lusa que as povoações de Montezelo e Altocentro, em Melres, concelho de Gondomar, estão ameaçadas apesar de ainda não ter sido dada ordem para que as povoações sejam evacuadas, já que não havia vento a soprar na zona.

A mesma fonte deu ainda nota da presença da Cruz Vermelha em Melres, para a eventualidade de ser necessário socorrer ou transportar alguém doente.

+ notícias: Norte

Matosinhos deixa de cobrar taxa turística em dormidas inferiores a 4 horas

A Câmara de Matosinhos vai deixar de cobrar taxa turística em dormidas com menos de quatro horas e em estadias em parques de campismo ou de caravanismo de três meses ou mais, segundo foi publicado esta terça-feira em Diário da República.

PCP de Gaia acusa Menezes de "criar dificuldades reais" com corte nos passes para idosos

O PCP de Gaia acusou o executivo municipal de “criar dificuldades imediatas e reais” com a suspensão temporária do apoio nos passes de transportes para idosos, considerando que a decisão foi “repentina e sem informação prévia clara”.

Alto Minho e Galiza com 521 mil euros para investir em inovação e apoio às empresas

Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e, Tomiño, na Galiza (Espanha), viram aprovados o projeto Eurocidade Inteligente que prevê um investimento superior a 521 mil euros na inovação, criação de oportunidades para empresas e empreendedores.