Combate a frente ativa em incêndio de Ponte da Barca a evoluir favoravelmente, aponta Proteção Civil

Combate a frente ativa em incêndio de Ponte da Barca a evoluir favoravelmente, aponta Proteção Civil
Foto: DR
| Norte
Porto Canal / Agências

O combate à única frente ativa no incêndio que deflagrou no sábado em Ponte da Barca “está a evoluir favoravelmente” e poderá estar “controlada até final da manhã”, disse esta terça-feira a proteção civil.

“Se os trabalhos continuarem a evoluir favoravelmente queremos ter o incêndio controlado até final da manhã. Não podemos afirmar categoricamente, mas estamos a fazer tudo para que isso aconteça”, afirmou o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPT), Rui Costa.

Em declarações à agência Lusa, pelas 09h00, Rui Costa disse que “as equipas estão no terreno a trabalhar na frente ativa, em Ermida, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)”.

Rui Costa adiantou ter sido pedido um helicóptero pesado para ajudar no combate às chamas, que se encontram a 12 quilómetros do Lindoso.

“Durante a noite não tivemos casas em perigo. A freguesia de Ermida esteve confinada, mas os habitantes puderam regressar às suas residências. Não há feridos a registar. Tivemos quatro operacionais assistidos, mas nenhum foi conduzido à unidade hospitalar”, referiu.

Esta terça-feira, as condições climatéricas “serão muito semelhantes às registadas ontem [segunda-feira]”.

“Até às 17h00 teremos sempre vento com alguma intensidade”, frisou.

Às 12h30, segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam empenhados neste fogo que deflagrou no sábado à noite naquele concelho do distrito de Viana do Castelo 395 operacionais, apoiados por 127 viaturas e dois meios aéreos.

+ notícias: Norte

Triciclo leva Evols, Moundrag e Tiago Sousa a Barcelos em inícios de 2026

Evols, Moundrag e Tiago Sousa são alguns dos nomes do primeiro trimestre de 2026 do ciclo de concertos itinerante triciclo, promovido pelo município de Barcelos.

APDL pede a empresas que levantem contentores autorizados a sair do Porto de Leixões

A Administração do Porto de Leixões, em Matosinhos, apelou às empresas que levantem os contentores que já tem autorização de saída, depois de os constrangimentos causados pelo novo sistema aduaneiro terem levado à lotação daquela infraestrutura.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.