Combate a frente ativa em incêndio de Ponte da Barca a evoluir favoravelmente, aponta Proteção Civil

Combate a frente ativa em incêndio de Ponte da Barca a evoluir favoravelmente, aponta Proteção Civil
Foto: DR
| Norte
Porto Canal / Agências

O combate à única frente ativa no incêndio que deflagrou no sábado em Ponte da Barca “está a evoluir favoravelmente” e poderá estar “controlada até final da manhã”, disse esta terça-feira a proteção civil.

“Se os trabalhos continuarem a evoluir favoravelmente queremos ter o incêndio controlado até final da manhã. Não podemos afirmar categoricamente, mas estamos a fazer tudo para que isso aconteça”, afirmou o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPT), Rui Costa.

Em declarações à agência Lusa, pelas 09h00, Rui Costa disse que “as equipas estão no terreno a trabalhar na frente ativa, em Ermida, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)”.

Rui Costa adiantou ter sido pedido um helicóptero pesado para ajudar no combate às chamas, que se encontram a 12 quilómetros do Lindoso.

“Durante a noite não tivemos casas em perigo. A freguesia de Ermida esteve confinada, mas os habitantes puderam regressar às suas residências. Não há feridos a registar. Tivemos quatro operacionais assistidos, mas nenhum foi conduzido à unidade hospitalar”, referiu.

Esta terça-feira, as condições climatéricas “serão muito semelhantes às registadas ontem [segunda-feira]”.

“Até às 17h00 teremos sempre vento com alguma intensidade”, frisou.

Às 12h30, segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam empenhados neste fogo que deflagrou no sábado à noite naquele concelho do distrito de Viana do Castelo 395 operacionais, apoiados por 127 viaturas e dois meios aéreos.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.