Combate ao fogo em Ponte de Barca reforçado com meios aéreos espanhóis

Combate ao fogo em Ponte de Barca reforçado com meios aéreos espanhóis
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

O combate ao fogo que deflagrou no sábado em Ponte da Barca e lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês foi reforçado esta segunda-feira com quatro meios aéreos espanhóis, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Num balanço pelas 12h00 na sede da ANEPC, em Oeiras, Lisboa, um dos adjuntos do organismo precisou que o fogo está a ser combatido por "cerca de 85 veículos, 269 operacionais, 13 meios aéreos, quatro deles meios aéreos espanhóis […] em apoio à região Norte".

Segundo Carlos Pereira, o incêndio "tem duas frentes ativas", uma junto à localidade de Froufe e outro junto à de Ermida, e "neste momento" não constitui "qualquer tipo de perigo para a população".

"Neste momento, não há populações afetadas. Não houve necessidade de evacuar nenhuma habitação, nenhuma população, ou nenhuma aldeia em geral", frisou.

Segundo o 'site' da ANEPC, o incêndio começou às 21h47 de sábado, no Lindoso, Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.

Questionado esta segunda-feira sobre o que pode explicar que o fogo tenha deflagrado durante a noite, o adjunto da ANEPC sublinhou que "é uma situação que as autoridades competentes, nomeadamente a GNR", estão no local a avaliar.

Em resposta à Lusa, Carlos Pereira reconheceu ainda que há um meio aéreo habitualmente estacionado no Alto Minho que está inoperacional.

"O único meio aéreo que está 'inop' [inoperacional] era o segundo meio aéreo que estava em Arcos de Valdevez, que está em Portalegre, mas está 'inop', não está a operar. Sendo em Portalegre ou em Arcos de Valdevez, continuava inoperacional", disse.

O responsável acrescentou que a ANEPC desconhece o porquê de estar inoperacional, ressalvando que a Força Aérea comunicou que se trata de "problemas técnicos".

+ notícias: Norte

Caetano Bus vai despedir 88 trabalhadores em Gaia

A Caetano Bus, com sede em Vila Nova de Gaia, vai avançar com um despedimento coletivo de 88 trabalhadores.

Autarca de Matosinhos contratou escritório de advogados onde trabalha a filha

A Câmara de Matosinhos, liderada por Luísa Salgueiro, fez um contrato de ajuste direto com o escritório de advogados Vieira de Almeida, onde a filha da autarca é advogada estagiária.

Em causa está um ajuste direto para a elaboração de um parecer específico sobre a ampliação e reorganização do Terminal de Contentores Norte do Porto de Leixões.

APA dá parecer favorável condicionado à ampliação do terminal norte do porto de Leixões

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu parecer favorável condicionado à ampliação do terminal de contentores norte do porto de Leixões, em Matosinhos (distrito do Porto), exigindo algumas medidas para a prossecução do projeto, consultou hoje a Lusa.