Ryanair deixa crítica ao Governo português: “É hora de acordar”

Ryanair deixa crítica ao Governo português: “É hora de acordar”
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Pedro Benjamim com Lusa

A companhia aérea Ryanair utilizou a rede social Instagram para deixar uma mensagem ao Governo português, liderado por Luís Montenegro, devido aos atrasos no controlo de fronteira nos aeroportos portugueses. “92 minutos. É o tempo de atraso que os passageiros estão a sentir no controlo de fronteira em Portugal” (tradução livre), pode ler-se na publicação.

Na rede social Instagram, a companhia low-cost escreve que o número limitado de funcionários está a causar caos na fronteira. “É tempo de o Governo português acordar”, afirma a Ryanair.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Ryanair_European_Airline (@ryanair)

 

No ‘website’ do aeroporto do Porto está publicado um alerta para possíveis atrasos no controlo de fronteira. “Voos não-Schengen com possíveis demoras devido a alterações no Controlo de Fronteira. Recomendamos chegada ao aeroporto com antecedência”, pode ler-se.

Greve até às 24h00 de segunda-feira

Além dos atrasos no controlo de fronteira há também uma greve em curso, convocada pelo SIMA e pelo Sindicato dos Transportes. Começou às 00h00 de sexta-feira e prolonga-se até às 24h00 de segunda-feira.

Trata-se da primeira de cinco greves de quatro dias marcadas para os fins de semana até ao início de setembro.

Em agosto, os períodos de greve estão agendados para 8 a 11, 15 a 18, 22 a 25 e 29 de agosto a 1 de setembro.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, estão o fim de salários base abaixo do salário mínimo nacional, o pagamento das horas noturnas, melhores condições salariais e a manutenção do acesso ao parque de estacionamento nos mesmos moldes anteriores.

Esta greve mobilizou funcionários do aeroporto do Porto “pela primeira vez em pelo menos 10 anos”, segundo fonte sindical.

Este domingo, vinte e duas partidas e 14 chegadas previstas para o aeroporto de Lisboa foram canceladas devido à greve, disse uma fonte sindical à agência Lusa.

“Na placa do aeroporto de Lisboa, está instalado um verdadeiro caos”, adiantou Carlos Araújo, dirigente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), ao fazer um ponto de situação do terceiro dia de greve, às 19h50.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.