Mais de 200 bombeiros e 9 meios aéreos combatem fogo no Parque de Montesinho

Mais de 200 bombeiros e 9 meios aéreos combatem fogo no Parque de Montesinho
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

Mais de 200 bombeiros, apoiados por nove meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou esta sexta-feira no Parque Natural de Montesinho junto à aldeia Aveleda, no concelho de Bragança, disse à Lusa fonte do comando sub-regional das Terras de Trás-os-Montes.

O fogo lavra em zona de mato na União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montezinho (PNM), uma área protegida que abrange os concelhos de Bragança e Vinhais, sendo um território rico em avifauna e biodiversidade com mais de 74.224 hectares.

Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, afirmou, pelas 16h40, que o fogo nesta altura está a ceder aos meios de combate que têm vindo a ser reforçados ao longo da tarde desta sexta-feira.

O fogo deflagrou às 12h07, numa zona de mato na localidade de Aveleda.

Às 16h55, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no local estavam a combater o fogo 204 bombeiros, apoiados por nove meios aéreos e 67 veículos.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.