Bloco de Esquerda candidata professor aposentado Nuno Freitas em Amarante

Bloco de Esquerda candidata professor aposentado Nuno Freitas em Amarante
Foto: BLoco de Esquerda
| Norte
Porto Canal / Agências

O professor aposentado Nuno Freitas, de 71 anos, é o candidato do BE à Câmara de Amarante, defendendo à Lusa a criação de um Serviço Nacional de Habitação para resolver o problema a nível nacional e concelhio.

Residente em Amarante, no distrito do Porto, é desde 1997 candidato, primeiro pelo Partido Socialista Revolucionário (PSR) e depois pelo BE, aos diversos órgãos autárquicos do concelho, nunca tendo sido eleito.

Habitação, saúde, tarifa da água e transportes estão no topo das preocupações do que disse esperar que seja a sua última candidatura, defendendo, desde logo, a criação de um Serviço Nacional de Habitação para começar a resolver o problema no país e no seu concelho.

Para tal, recomenda que o Estado central, conjugado com as autarquias, assumam a sua resolução num concelho onde “há mais de 30 anos, a não ser particulares, que não se constrói um fogo”, sublinhou Nuno Freitas.

“Há poucos anos havia aproximadamente três mil pessoas a receber rendimento social de inserção [no concelho]. São pessoas necessitadas que vivem em casas sem condições de habitabilidade. Estamos no limite, é uma crise”, continuou o candidato, que quer envolver o setor cooperativo na solução.

No setor da saúde, criticou o desinvestimento no hospital de Amarante, um equipamento “que funciona mais como morgue do que para tratar das doenças das pessoas” após ter sido “construído para servir vários concelhos, mas que o poder central “esvaziou das valências, inclusive, que o antigo hospital tinha”.

“Hoje estamos numa situação de calamidade. Esta é uma zona de várias doenças crónicas como a diabetes, problemas cardiovasculares e respiratórios e podia haver aqui uma resposta para nós e para os concelhos vizinhos”, acrescentou, lembrando a importância dos centros de saúde nessa complementaridade.

Para Nuno Freitas, “tudo é decidido e centrado em Penafiel, cujo hospital está a rebentar pelas costuras, pois foi construído para uma população de 150 mil a 200 mil pessoas e agora tem mais de meio milhão para servir. Resultado: não dá resposta”.

“Temos [o hospital de] Amarante que poderia dar essa resposta se o dotassem dos quadros técnicos e do pessoal auxiliar necessário para resolver esse problema, e libertava a pressão que há sobre Penafiel”, insistiu o candidato.

O atual executivo municipal é composto por cinco eleitos da coligação PSD/CDS-PP e quatro do PS.

Em Amarante são já conhecidos os candidatos António Paulo Ribeiro (PS), Jorge Ricardo (PSD/CDS-PP/IL), Sónia Monteiro (Chega), António Duarte (CDU) e Nuno Freitas (BE).

As eleições autárquicas vão decorrer a 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Presidente da Maia diz que é "absurdo" usar terrenos da Petrogal para a expansão do Aeroporto do Porto

O presidente da Câmara da Maia diz que os terrenos da Petrogal não são uma boa ideia para a expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. António Silva Tiago lembra que os terrenos da refinaria já têm outros projetos previstos.

Chega expulsa candidato autárquico suspeito de abuso sexual de crianças e pornografia

O Chega expulsou o militante e ex-candidato a uma junta de freguesia no concelho de Fafe nas últimas eleições autárquicas depois de este ter sido detido pela alegada prática de crimes de pornografia de menores e de abuso sexual de crianças agravado.

Defesa de Laplaine Guimarães diz que o cliente não ficou com dinheiro de contratos

A defesa de Alberto Laplaine Guimarães, um dos quatro detidos na operação “Lúmen”, que investiga alegados crimes económicos em contratos para a instalação de luzes de Natal, disse que o seu constituinte não ficou com dinheiro ilícito.