José Ilídio Sá candidata-se pela Iniciativa Liberal em Espinho

José Ilídio Sá candidata-se pela Iniciativa Liberal em Espinho
Foto: Defesa de Espinho
| Norte
Porto Canal/Agências

O diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho, José Ilídio Sá, é o candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara local nas próximas autárquicas, anunciou esta quinta-feira o partido.

Em comunicado, a IL refere que José Ilídio Sá, encabeça uma plataforma com um projeto para recuperar Espinho, devolvendo a dignidade do futuro que aquele município do distrito de Aveiro pode ter.

“Não podemos continuar reféns dos erros partidários e de governação que trouxeram Espinho ao estado em que está”, refere a mesma nota.

A IL assume a responsabilidade de apresentar uma solução de competência em que todos os espinhenses se possam rever, a fim de transformar o concelho num exemplo nacional de boa gestão, onde se possa viver, trabalhar e investir.

Na sua página pessoal na rede social Facebook, Ilídio Sá diz que se candidata como independente, apoiado pela IL, porque não podia continuar a assistir a “Espinho refém de jogos político-partidários que não têm em atenção os interesses dos espinhenses e da melhoria das suas condições de vida”.

“Encabeço uma plataforma em que todos os espinhenses se poderão rever, com vista a uma gestão eficiente do município e à implementação de uma visão estratégica de médio prazo que concretize o potencial nacional de Espinho”, realça o candidato.

Doutorado em Administração Escolar, José Ilídio Sá, de 57 anos, exerce há mais de uma década as funções de diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, onde dá aulas de Português/Inglês.

Além de Ilídio Sá, também já foram anunciadas as candidaturas de Jorge Ratola (PSD), Pilar Gomes (CDU) e Luís Canelas (PS). A atual presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, que assumiu a presidência do município na sequência da renuncia de Miguel Reis, em 2023, também anunciou a sua candidatura mas como independente. A autarca, que foi eleita na lista do PS, desvinculou-se do partido após a escolha do seu vereador Luís Canelas para encabeçar a lista dos socialistas.

O executivo municipal de Espinho é atualmente composto por sete elementos: Lurdes Ganicho, João Passos e Hélder Rodrigues, pelo PSD; Maria Manuel Cruz, Leonor Lêdo Fonseca e Lurdes Rebelo, pelo PS; e Luís Canelas, eleito pelo PS, mas agora sem pelouros, após a presidente lhe retirar a confiança política.

As eleições autárquicas vão realizar-se em 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.