Bloco de Esquerda candidata sociólogo José Ricardo à Câmara de Gondomar
Porto Canal/ Agências
O sociólogo José Ricardo, de 34 anos, é o candidato do BE à Câmara de Gondomar e defendeu hoje à Lusa a fixação de uma quota obrigatória de 25% para habitação a custo controlado em todas as novas construções.
Natural e residente em Gondomar e a tirar mestrado em Sociologia em Barcelona, Espanha, o candidato fez parte em 2021 da lista do Bloco de Esquerda (BE) à União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, no Porto, estando a apresentação da sua candidatura agendada para domingo, às 11:00, na Quinta das Freiras, em Rio Tinto.
José Ricardo aponta como maiores problemas do concelho a habitação e a mobilidade, propondo, no primeiro caso, a fixação de uma quota obrigatória de 25% de habitação a custo controlado em todas as futuras construções no concelho, à semelhança do “que já acontece noutras cidades europeias”.
O sociólogo defende “uma resposta pública à crise da habitação que passe por construir mais fogos públicos com arrendamento acessível e que se reabilite o património habitacional devoluto, aumentando assim a oferta para quem necessite de casa e de habitação digna”.
No setor da mobilidade, o cabeça de lista do BE quer acabar com “uma certa dependência, na periferia do Porto, do carro”, defendendo “formas viáveis de circulação, tanto dentro do concelho como para o Porto e para outros concelhos limítrofes, o que só se pode ser feito com uma rede de mobilidade pública, acessível e sustentável”.
Neste contexto, entende ser o passe social “um mecanismo muito importante e que deveria ser mais acessível para as pessoas em idade e que estão a trabalhar”, e quer também “maior oferta e melhores condições para que os transportes públicos passem com maior frequência e que consigam dar uma capacidade de mobilidade à população, confrontada diariamente com horários incertos na passagem dos autocarros”.
A candidatura de José Ricardo vai propor também melhorias nas questões relacionadas com o ambiente, a cultura, a saúde e a educação e cujos contributos da população continuam a receber através dos contactos que decorrem, disse.
No concelho de Gondomar, apresentaram candidatura o atual presidente da câmara, Luís Filipe Araújo (PS), o ex-deputado do PS e candidato independente Carlos Brás, a professora Maria Olinda (CDU), Manuela Carneiro (PAN), os advogados Abel Gonçalves (ADN) e Isabel Sobral (JPP) e os deputados no parlamento Rui Afonso (Chega), Emídio Guerreiro (PSD), Leonardo Soares (Livre) e o sociólogo José Ricardo (BE).
O executivo de Gondomar tem 10 lugares, sendo atualmente seis do PS, um independente, dois do PSD e um da CDU (coligação PCP/PEV).
As eleições autárquicas vão decorrer a 12 de outubro.
