Universidade de Coimbra integra projeto de 30 milhões de euros para melhorar investigação sobre cancro

Universidade de Coimbra integra projeto de 30 milhões de euros para melhorar investigação sobre cancro
Foto: CM Coimbra
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Universidade de Coimbra e a Unidade Local de Saúde de Coimbra integram um consórcio europeu que conquistou 30 milhões de euros para melhorar a investigação sobre cancro na Europa, revelou esta quinta-feira aquele estabelecimento de ensino superior.

“Ao longo de cinco anos, o UNCAN-CONNECT pretende gerar novas plataformas e sinergias para impulsionar a investigação e, futuramente, novos tratamentos para o cancro, uma das grandes preocupações da medicina na atualidade, que na Europa é responsável por 1,2 milhões de mortes por ano”.

O consórcio europeu UNCAN-CONNECT: Rede Colaborativa Descentralizada para o Avanço da Investigação e Inovação sobre Cancro (Decentralized Collaborative Network for Advancing Cancer Research and Innovation), integrado pela Universidade de Coimbra e Unidade Local de Saúde de Coimbra, vai arrancar em 1 de setembro e decorre até agosto de 2030.

Irá receber cerca de 30 milhões de euros, no âmbito do Programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, para promover a investigação e a inovação na área do cancro, permitindo um acesso seguro, interoperável e ético a dados de saúde relacionados com o cancro em toda a União Europeia.

De acordo com a coordenação do projeto, visa promover a interoperabilidade, o progresso científico, os processos de ciência aberta e o fortalecimento da colaboração entre investigadores, empresas, representantes de doentes, instituições públicas e cidadãos.

“Atualmente, os avanços do conhecimento sobre cancro exigem abordagens colaborativas e integradas, capazes de combinar grandes volumes de dados, inovação tecnológica e investigação multidisciplinar para o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento”, destacou a equipa portuguesa do UNCAN-CONNECT.

Em Coimbra, serão implementados quatro estudos clínicos, nas áreas do cancro pediátrico, pancreático, próstata e linfoma.

A Universidade de Coimbra participa no projeto através de uma equipa clínica e de investigação, liderada pela docente e investigadora da Faculdade de Medicina Ana Margarida Abrantes; enquanto a equipa da Unidade Local de Saúde de Coimbra é liderada pelo docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal, Arnaldo Figueiredo. Em Portugal, integra também o consórcio o Instituto Pedro Nunes.

O consórcio é liderado pela Universidade de Tartu (Tartu Ülikool), na Estónia, e reúne um consórcio multidisciplinar composto por 53 instituições de 19 países.

Um dos principais contributos que o consórcio pretende lançar é uma nova plataforma aberta às comunidades científica e clínica, para facilitar o acesso a dados de investigação na área do cancro.

“Esta plataforma será testada e validada através de estudos clínicos específicos em seis tipos de cancro: pediátrico, linfoma, pancreático, ovário, pulmonar e próstata”, avançou a equipa de Portugal que integra o UNCAN-CONNECT.

Visa também estabelecer sinergias com infraestruturas europeias de investigação já existentes, como a BBMRI-ERIC – Biobanking and BioMolecular Resources Research Infrastructure.

Vai, igualmente, colaborar com iniciativas como a EOSC4Cancer – European Open Science Cloud for Cancer, a CanSERV – Providing cutting edge cancer research services across Europe, e a EUCANImage – Novel pan-European imaging platform for artificial intelligence advances in oncology.

Segundo a equipa portuguesa, as sinergias com estas iniciativas garantirão a partilha eficiente, a integração e a reutilização de dados entre os Estados-Membros, maximizando o impacto da investigação em cancro na Europa.

O UNCAN-CONNECT vem dar continuidade ao projeto UNCAN.eu, que deu os primeiros passos para o surgimento deste novo consórcio, que agora vai operacionalizar os resultados do projeto anterior, nomeadamente criando circuitos de recolha e disponibilização de dados sobre cancro para toda a Europa.

+ notícias: Norte

Combate da Coca de Monção em consulta pública para ser Património Imaterial

A inscrição do Combate da Coca de Monção no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública a partir desta quinra-feira e durante 30 dias por deliberação do instituto do Património Cultural.

CIM Douro diz que projeto europeu de 5G ajuda a reduzir desigualdades

O projeto europeu 5G.CONNECT, a implementar no Norte para promover soluções inovadores na agricultura, Proteção Civil, turismo e ação climática representa uma “ferramenta concreta para reduzir desigualdades”, disse esta quarta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM).

Feira de Braga muda em setembro para o Forum e liberta estrada nacional

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, anunciou que, a partir de setembro, a feira semanal da cidade deixará de se realizar em plena estrada nacional e vai passar para o parque de estacionamento do Forum.