Candidato do Chega ao Porto diz que habitação pública existente é suficiente

Candidato do Chega ao Porto diz que habitação pública existente é suficiente
Foto: Lusa
| Porto
Porto Canal/ Agências

O candidato do Chega à Câmara do Porto defendeu esta quarta-feira que a habitação pública existente na cidade é suficiente para quem precisa dela e propõe retirar das casas quem nelas trafica droga.

No discurso de apresentação da sua candidatura, Miguel Corte-Real, afirmou também querer canalizar a receita proveniente da taxa turística para pagar o conforto de quem vive na cidade, recusando que possa servir para a construção de habitação para quem vem de fora.

O candidato do Chega, em vez de um leilão de construção de mais habitação pública, defende o alargamento da renda apoiada à classe média do Porto.

No capítulo da Cultura, o gestor, ex-dirigente da JSD e ex-militante do PSD, quer canalizar os 10 milhões de euros “gastos anualmente nos 72 funcionários da empresa Ágora” para o setor.

Quanto à mobilidade, Miguel Corte-Real quer parar “o disparate de obras na cidade”, argumentando que “muitas delas não servem para rigorosamente nada”, exigindo que estas decorram “com a cidade, em seu torno, a funcionar” para além de terem de “ser rápidas e as estritamente necessárias”.

Sobre a Via de Cintura Interna prometeu, na próxima semana, quando apresentar as medidas da sua candidatura, para retirar desta via “boa parte do transporte de mercadorias”.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (movimento Porto Primeiro), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte pela coligação "O Porto Somos Nós" (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento Fazer à Porto), António Araújo (movimento Porto à Porto), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Metrobus do Porto regista média de seis mil viagens por dia

O metrobus do Porto regista uma média de seis mil viagens por dia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, defendendo ser “absolutamente essencial” assegurar medidas que permitam reduzir tempos de viagem em transporte público face ao individual.

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.

Biblioteca Pública Municipal do Porto abre vazia ao público antes de entrar em obras

A Biblioteca Pública Municipal do Porto vai abrir ao público na sexta-feira e no sábado para que se possa visitar este espaço vazio antes de encerrar para obras de requalificação e ampliação.