Câmara de Matosinhos lança concurso para reabilitar instalações do Tanatório

Câmara de Matosinhos lança concurso para reabilitar instalações do Tanatório
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos lançou um concurso público para a reabilitação das instações do Tanatório da cidade, pelo valor de 22.500 euros, obra que deverá ser concluída em três meses.

Segundo as condições do concurso, publicado em Diário da República na sexta-feira, o limite para a execução da empreitada é de três meses a contar da data da celebração do contrato.

O projeto inclui a reabilitação do betão branco do exterior do edifício, das coberturas, do pavimento interior e das instalações sanitárias. Os concorrentes deverão ainda encontrar uma “solução de corta-vento na porta principal de acesso ao estacionamento”, uma “solução a contar da data da celebração do contrato” e uma “solução de escada de acesso às coberturas”.

As propostas para a reabilitação daquele equipamento municipal podem ser submetidas até às 23h59 do dia 5 de agosto, lê-se.

O Tanatório de Matosinhos está em funcionamento desde 2009 e no final de 2023 passou a ter um segundo forno crematório.

Moradores do bairro anexo ao tanatório queixaram-se, em março do ano passado, que nos meses anteriores se assistia a grandes saídas de fumo negro e de partículas, do crematório.

Na altura, o chefe da Divisão de Ambiente da autarquia, Paulo Rodrigues, disse à Lusa que as análises à qualidade do ar estavam “impecáveis” e que, das 1.263 cremações ocorridas em 2023, apenas havia registo de "meia dúzia de ocorrências de fumo negro”.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.