Serviços de água de Viseu com novos meios de pagamento

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 08 set (Lusa) -- Os munícipes e as empresas de Viseu vão, a partir deste mês, ter à disposição novos meios de pagamento dos serviços municipalizados de água e saneamento, anunciou hoje o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

"A partir deste mês, estão em vigor, para um universo de 42 mil munícipes e empresas radicadas no concelho, os meios de pagamento por multibanco, nos CTT e na rede de lojas PayShop", disse aos jornalistas.

O autarca salientou a importância da implementação da reforma dos meios de pagamento, sobretudo para "os 14 mil munícipes, que, até aqui, se viam limitados a receber e a liquidar a sua fatura num agente local único".

"Passarão a beneficiar da comodidade e flexibilidade de realizarem este pagamento em 33 lojas PayShop e CTT no concelho e na extensa rede de caixas multibanco", sublinhou.

Os 28 mil clientes que atualmente pagam através do sistema de débito direto vão continuar a poder fazê-lo, sem necessidade de interrupção ou nova subscrição.

Almeida Henriques lembrou que o seu programa tinha elegido a modernização dos serviços do município como "um objetivo estratégico na promoção da qualidade de vida, do crescimento económico e da eficiência da gestão municipal".

Segundo o autarca, além da "maior comodidade e segurança para os munícipes" que os novos meios de pagamento oferecem, há também uma "maior eficiência para o município".

"Tenho a consciência de que esta mudança e esta modernização eram esperadas há algum tempo pelos munícipes, mas tornaram-se também uma exigência da lei e um imperativo de boa gestão", frisou.

Isto porque, explicou, "a legislação determina que as verbas públicas que sejam cobradas à economia estejam à guarda ou depositadas no Estado até 24 horas depois", o que o sistema não permitia fazer.

Almeida Henriques informou que o serviço de fatura eletrónica lançado no final de maio foi, até sexta-feira, subscrito por 06% do número de contratos em vigor, ou seja, 2.537 munícipes e empresas.

"Este resultado já se traduz numa economia de cerca de 13 mil euros por ano ao município", afirmou.

Com esta reforma, o nome comercial dos serviços municipalizados de água e saneamento de Viseu passa a ser Águas de Viseu.

"A nova imagem vai acompanhar a nova fatura e os novos meios de pagamento", afirmou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.