Silva Tiago recandidata-se a um terceiro mandato na Maia pela coligação PSD/CDS-PP
Porto Canal / Agências
O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, adiantou esta sexta-feira que se recandidata a um terceiro e último mandato pela coligação PSD/CDS-PP nas eleições de outubro focado em acelerar a construção de novas habitações.
António Silva Tiago, de 65 anos, que também é presidente da Comissão Política do PSD da Maia, assume a liderança desta autarquia do distrito do Porto desde 2017.
Candidato pela coligação PSD/CDS-PP “Maia em Primeiro”, o autarca revelou esta sexta-feira à Lusa que uma das suas principais prioridades é a habitação.
“A Maia cresce e atrai novos habitantes, mas a minha responsabilidade é garantir que ninguém se vê forçado a sair do seu território. Vamos acelerar a construção de novas habitações públicas e promover um programa de arrendamento acessível que envolva o setor privado para que centenas de famílias possam entrar, com dignidade, na casa própria ou usufruir de rendas suportáveis”, disse.
Silva Tiago também se propõe continuar a descer o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ano após ano, modernizar processos para reduzir a burocracia e reforçar a proximidade com os cidadãos.
E ainda dar seguimento, nos próximos anos, aos investimentos nas escolas, centros de dia, infraestruturas de mobilidade e equipamentos culturais e desportivos.
Segundo o presidente da câmara, o seu projeto assenta em cinco eixos: qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, equilíbrio social, competitividade económica e promoção do talento.
“Somos hoje o maior exportador da Área Metropolitana do Porto, o terceiro município do norte com maior ganho médio mensal, líderes nacionais em reciclagem e fomos reconhecidos como Capital Portuguesa do Voluntariado 2025. Isto não é por acaso, é o resultado do trabalho de todos nós”, frisou.
Para a Câmara da Maia estão já anunciadas as candidaturas de André Almeida, pelo Chega, do ainda autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, pelo PS, e da bióloga Joana Machado, pela CDU (coligação PCP-PEV).
O executivo da Câmara da Maia é composto por 11 vereadores, sendo liderado pela coligação “Maia em Primeiro”, que junta PSD e CDS-PP, que elegeu em 2021 seis vereadores contra os cinco eleitos pelo PS.
As eleições autárquicas irão decorrer a 12 de outubro.
