Chega candidata deputado municipal Rui Silva à Câmara de Valongo
Porto Canal/Agências
O deputado municipal Rui Silva é o candidato do Chega à Câmara de Valongo nas autárquicas de outubro, revelou esta quarta-feira à Lusa, pretendendo acabar com o investimento de milhões de euros em obras não essenciais no concelho.
Natural de Ermesinde, contabilista de profissão e com 57 anos, o candidato afirmou que lhe “desagradam as preferências no concelho no que se refere ao investimento, pois foram dadas prioridades a obras não essenciais, como a construção da escada Cucamacuca, a Oficina do Brinquedo e a ciclovia entre Valongo e Alfena, esta ainda uma previsão de investimento”.
Para Rui Silva, “essencial e mais fácil de resolver no concelho e com muito mais impacto na vida das pessoas são as drenagens das ruas que não estão a ser feitas ou a reparação de passeios e de estradas”.
O candidato criticou ainda o “atraso da autarquia na construção da variante à Estrada Nacional 15, que o candidato do PS à Câmara Municipal [Paulo Esteves Ferreira] quer fazer, mas que já não é possível por implicar deitar casas abaixo”.
“Valongo tem sido gerido ao sabor do momento e sem planeamento a longo prazo, o que tem de mudar no concelho”, acrescentou o candidato, destacando ser este município “o da zona central da Área Metropolitana do Porto, com o investimento mais baixo em empresas tecnológicas, situação que implica no rendimento dos munícipes, que é muito inferior à média dos vizinhos”.
Rui Silva criticou também o “esquecimento” da autarquia na atração de universidades para o concelho, assinalando que todos os municípios vizinhos “têm, pelo menos, uma escola de ensino superior” e que esse pormenor castiga o município “por não ter sido capaz de captar jovens”.
Já anunciaram candidatura o vice-presidente da Câmara de Valongo, Paulo Ferreira (PS), o líder da concelhia do PSD/Valongo, Hélio Rebelo, enquanto o PAN recandidata Vítor Parati e o Chega o deputado municipal Rui Silva.
O executivo do município é formado por seis elementos do PS e três da coligação PSD/CDS-PP.
As eleições autárquicas vão decorrer dia 12 de outubro.
