Bragança com dois candidatos para outubro à câmara municipal

Bragança com dois candidatos para outubro à câmara municipal
Foto: CM Bragança
| Norte
Porto Canal/Agências

Isabel Ferreira, pelo Partido Socialista (PS), e Paulo Xavier, atual presidente e candidato pelo Partido Social-Democrata (PSD), são os nomes já conhecidos para concorrer à Câmara Municipal de Bragança.

Isabel Ferreira, investigadora e professora do ensino superior, tem 51 anos, não é militante do partido e foi deputada pelo PS eleita pelo círculo de Bragança e vice-presidente do Grupo Parlamentar do partido até ao final de funções da anterior legislatura.

A candidata apresentou publicamente a intenção a 27 de janeiro deste ano. Desempenhou o cargo de Secretária de Estado da Valorização do Interior do XXII Governo Constitucional e de Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional no seguinte.

Com o mote “Razão com coração”, Isabel Ferreira apresentou o seu programa eleitoral a 29 de junho.

“O programa constitui-se como uma abordagem integrada e multissetorial”, segundo o descrito numa nota de imprensa enviada pela candidatura de Isabel Ferreira, que afirma ter foco na “utilização eficaz” dos fundos europeus e alinhar Bragança com as estratégias regionais e nacionais.

Já a 13 de fevereiro, a Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Bragança anunciou que Paulo Xavier é a escolha do órgão nacional do partido para candidato à câmara municipal nas eleições autárquicas de 2025.

Paulo Xavier tem 66 anos, foi presidente da junta de freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo (Bragança) e vice-presidente do município brigantino desde 2013 até substituir na presidência Hernâni Dias, que renunciou ao cargo no terceiro e último mandato em março do ano passado para integrar o Governo, onde foi secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

A 01 de julho, Paulo Xavier inaugurou a sua sede de campanha, no centro da cidade de Bragança, com o slogan “Lado a lado, sempre!”.

A informação veiculada à comunicação social destacou que o candidato “pretende continuar o trabalho nas diferentes áreas de governação, com ímpeto empreendedor, inovador e aglutinador de sinergias de cocriação de políticas públicas, concretizando a sua visão de entender a política como um serviço à população”.

Atualmente, o executivo municipal de Bragança é composto por sete elementos, de acordo com a informação na página oficial, sendo cinco elementos do PSD e dois do PS. A Assembleia é liderada também pelos sociais-democratas.

Os dados mais atualizados da PorData, apontam que no ano passado o concelho de Bragança tinha 35.581 habitantes e tem 1,17 mil quilómetros quadrados.

Segundo o portal para a transparência do Governo, que recolheu dados do Instituto Nacional de Estatística de 2022, em Bragança ganha-se 1.050 euros por mês. As empresas geram um volume de negócios na ordem dos 769,43 milhões de euros.

As eleições autárquicas deste ano têm data marcada para 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.