Centenas despedem-se de Diogo Jota e André Silva em cerimónia marcada pela união

Centenas despedem-se de Diogo Jota e André Silva em cerimónia marcada pela união
Foto: Inês Saldanha | Porto Canal
| Norte
Inês Saldanha e João Nogueira

Centenas de pessoas prestaram, este sábado, a última homenagem a Diogo Jota, de 28 anos, e André Silva, de 25, os dois irmãos futebolistas que perderam a vida na madrugada de quinta-feira, vítimas de um trágico acidente de viação ao quilómetro 65 da A-52, em Cernadilla, na província espanhola de Zamora, por volta das 00h30 locais (23h30 em Lisboa).

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O funeral decorreu na Igreja Matriz de Gondomar, dedicada a São Cosme e São Damião – também eles irmãos, com a mesma profissão e cujo destino final foi igualmente partilhado. A simbologia não passou despercebida entre os presentes.

O silêncio imperou durante a cerimónia fúnebre, interrompido apenas por prolongados aplausos à chegada de várias figuras do futebol nacional e internacional, entre as quais se destacaram Bernardo Silva e Rúben Neves.

As urnas deixaram a Capela da Ressurreição pelas 10h00, dirigindo-se em cortejo até à igreja, onde foi celebrada a cerimónia fúnebre. Uma hora depois, os caixões voltaram a sair, acompanhados pelos familiares e amigos, rumo ao Cemitério de São Cosme, onde os irmãos foram sepultados.

Diogo Jota e André Silva regressaram, assim, à terra onde nasceram, cresceram e iniciaram os seus percursos no mundo do futebol – uma despedida marcada pela dor, mas também por um profundo sentimento de união e homenagem.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.