Centenas despedem-se de Diogo Jota e André Silva em cerimónia marcada pela união

Centenas despedem-se de Diogo Jota e André Silva em cerimónia marcada pela união
Foto: Inês Saldanha | Porto Canal
| Norte
Inês Saldanha e João Nogueira

Centenas de pessoas prestaram, este sábado, a última homenagem a Diogo Jota, de 28 anos, e André Silva, de 25, os dois irmãos futebolistas que perderam a vida na madrugada de quinta-feira, vítimas de um trágico acidente de viação ao quilómetro 65 da A-52, em Cernadilla, na província espanhola de Zamora, por volta das 00h30 locais (23h30 em Lisboa).

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O funeral decorreu na Igreja Matriz de Gondomar, dedicada a São Cosme e São Damião – também eles irmãos, com a mesma profissão e cujo destino final foi igualmente partilhado. A simbologia não passou despercebida entre os presentes.

O silêncio imperou durante a cerimónia fúnebre, interrompido apenas por prolongados aplausos à chegada de várias figuras do futebol nacional e internacional, entre as quais se destacaram Bernardo Silva e Rúben Neves.

As urnas deixaram a Capela da Ressurreição pelas 10h00, dirigindo-se em cortejo até à igreja, onde foi celebrada a cerimónia fúnebre. Uma hora depois, os caixões voltaram a sair, acompanhados pelos familiares e amigos, rumo ao Cemitério de São Cosme, onde os irmãos foram sepultados.

Diogo Jota e André Silva regressaram, assim, à terra onde nasceram, cresceram e iniciaram os seus percursos no mundo do futebol – uma despedida marcada pela dor, mas também por um profundo sentimento de união e homenagem.

+ notícias: Norte

Incêndio habitacional faz sete desalojados em Penafiel

Um incêndio numa habitação em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, fez sete desalojados, sem provocar feridos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.