Dois detidos em prisão preventiva por roubo e burlas a idosos no distrito de Braga

Dois detidos em prisão preventiva por roubo e burlas a idosos no distrito de Braga
| Norte
Porto Canal/ Agências

Um homem e uma mulher foram detidos na quinta-feira, em Esposende, por roubos por esticão e burlas a idosos em vários concelhos do distrito de Braga, tendo ficado em prisão preventiva, anunciou este sábado a GNR.

Num comunicado, a GNR indicou que os roubos e as burlas a idosos, com idades compreendidas entre os 76 e os 94 anos, ocorreram nos concelhos de Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.

O suspeito, com 48 anos, e uma mulher, com 46, “faziam-se passar por familiares ou pessoas conhecidas das vítimas e, sob o pretexto da abertura de uma loja de compra e venda de ouro, solicitavam-lhes que permitissem fotografar objetos em ouro que transportavam consigo ou guardavam nas suas residências”, descreveu a GNR.

Os detidos “ludibriavam as vítimas” e devolviam-lhes outros objetos, de uma forma que os idosos apenas se apercebiam mais tarde que tinham sido enganados.

No seguimento da investigação, iniciada em abril, os suspeitos foram detidos em flagrante após um roubo por esticão na localidade de Mar, no concelho de Esposende.

Além das burlas, foi possível ainda associar os suspeitos a outros roubos por esticão na via pública.

No decorrer da ação foram apreendidos dois telemóveis, 150 euros, uma máquina fotográfica, objetos em ouro, uma caçadeira, uma carabina, uma pistola, 157 munições de diferentes calibres e vários dos objetos utilizados para enganar os idosos.

Os detidos, já referenciados por crimes da mesma natureza, foram presentes ao Tribunal Judicial de Guimarães, que lhes aplicou, como medida de coação, a prisão preventiva.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.