Dois detidos em prisão preventiva por roubo e burlas a idosos no distrito de Braga

Dois detidos em prisão preventiva por roubo e burlas a idosos no distrito de Braga
| Norte
Porto Canal/ Agências

Um homem e uma mulher foram detidos na quinta-feira, em Esposende, por roubos por esticão e burlas a idosos em vários concelhos do distrito de Braga, tendo ficado em prisão preventiva, anunciou este sábado a GNR.

Num comunicado, a GNR indicou que os roubos e as burlas a idosos, com idades compreendidas entre os 76 e os 94 anos, ocorreram nos concelhos de Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.

O suspeito, com 48 anos, e uma mulher, com 46, “faziam-se passar por familiares ou pessoas conhecidas das vítimas e, sob o pretexto da abertura de uma loja de compra e venda de ouro, solicitavam-lhes que permitissem fotografar objetos em ouro que transportavam consigo ou guardavam nas suas residências”, descreveu a GNR.

Os detidos “ludibriavam as vítimas” e devolviam-lhes outros objetos, de uma forma que os idosos apenas se apercebiam mais tarde que tinham sido enganados.

No seguimento da investigação, iniciada em abril, os suspeitos foram detidos em flagrante após um roubo por esticão na localidade de Mar, no concelho de Esposende.

Além das burlas, foi possível ainda associar os suspeitos a outros roubos por esticão na via pública.

No decorrer da ação foram apreendidos dois telemóveis, 150 euros, uma máquina fotográfica, objetos em ouro, uma caçadeira, uma carabina, uma pistola, 157 munições de diferentes calibres e vários dos objetos utilizados para enganar os idosos.

Os detidos, já referenciados por crimes da mesma natureza, foram presentes ao Tribunal Judicial de Guimarães, que lhes aplicou, como medida de coação, a prisão preventiva.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.