Balanço positivo e forte adesão marcam 1.ª edição de projeto de literacia mediática

Porto Canal/Agências
A primeira edição do projeto Literacia Mediática nas Escolas terminou, registando um balanço muito positivo e uma adesão de escolas que “superou largamente as expectativas”, afirmou esta sexta-feira à agência Lusa a coordenadora da iniciativa, Anabela Vasconcelos.
A primeira edição do projeto Literacia Mediática nas Escolas – formação para jovens sobre jornalismo e direitos de autor foi promovida pelo jornal A Verdade, com o apoio do Fundo Cultural VisaPress e decorreu entre fevereiro e maio deste ano.
O projeto incluiu 'workshops' presenciais em dez escolas secundárias e escolas dos 2.º e 3.º ciclo da região do Tâmega e Sousa, no norte do país.
À agência Lusa, a coordenadora do projeto, Anabela Vasconcelos, garantiu que “a adesão por parte das escolas superou largamente as expectativas, registando-se um forte envolvimento das direções e dos docentes”, salientando também o entusiasmo dos alunos nas atividades.
“Os alunos participaram de forma entusiástica em todas as sessões, destacando-se o interesse demonstrado pelos temas relacionados com os direitos de autor, que suscitaram uma reflexão e debate muito enriquecedor”, referiu a responsável.
Anabela Vasconcelos sublinhou o “impacto da abordagem à identificação e validação de fontes de informação, que foi amplamente valorizada pelos alunos”, algo “essencial para garantir a credibilidade dos trabalhos académicos, contribuindo para uma atitude mais cívica, responsável e ética face à informação que consomem e produzem”.
Nesta matéria, a análise de notícias falsas e os exercícios de verificação de fontes permitiram consolidar conhecimento e promover uma maior consciência sobre o papel de cada um no combate à desinformação.
A responsável conclui referindo que “este projeto teve um contributo significativo para o desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens e para reforçar a literacia mediática nas comunidades escolares”, destacando que o agendamento de novas ações para o próximo ano letivo é um “claro indicador do impacto positivo da iniciativa”.