José Luís Carneiro votou em Baião e destacou mobilização dos militantes

José Luís Carneiro votou em Baião e destacou mobilização dos militantes
Foto: Lusa
| Política
Porto Canal/ Agências

O candidato único a secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, votou este sábado nas eleições diretas, na sede concelhia de Baião, onde considerou que a mobilização dos militantes tem sido um sinal da unidade do partido.

“Há uma grande unidade do partido na sua mobilização para legitimar a minha liderança, não apenas na forma como estão a participar, mas também porque as votações têm sido muito expressivas, referiu, em declarações à agência Lusa.

Anotou, também, que em todas as federações o apoio está sempre acima dos 90% das manifestações de apoio, o que é em si muito significativo”, reforçou.

José Luís Caneiro recordou que na sexta-feira “votaram já bastantes federações do país”.

“Hoje votam em seis, incluindo três das maiores – Porto, Braga e Coimbra. A participação eleitoral está a ser muito positiva, está acima dos 50%, o que é muito expressivo, considerando que há apenas uma candidatura”, anotou.

Falando no concelho onde foi presidente de câmara vários mandatos e começou a sua carreira política, o candidato agradeceu a participação dos militantes do Partido Socialista e deixou votos de que “aqueles que ainda não foram votar o possam fazer, porque há secções que estarão abertas até às 19:00, até às 20:00 e outras até às 22:00”.

José Luís Carneiro referiu, por outro lado, ser “devida”, neste segundo dia de votação, “uma palavra de gratidão aos militantes e simpatizantes e também aos muitos cidadãos independentes” que, por todo o país, o acompanharam nas sessões que realizou nas sedes do Partido Socialista.

Assinalou, ainda, a participação nos encontros que realizou “tendo em vista apresentar a moção de estratégia nacional”.

Estas eleições foram marcadas na sequência da demissão de Pedro Nuno Santos do cargo de secretário-geral do PS, depois da pesada derrota eleitoral que o PS sofreu nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio e que reduziu a bancada socialista a 58 deputados e à terceira força política no parlamento.

Na sexta-feira, os militantes do PS votaram em 15 das 21 federações do partido. Hoje vão às urnas os socialistas das restantes seis distritais: Açores, Algarve, Braga, Coimbra, Porto e Viseu.

+ notícias: Política

Ex-candidato do PSD a Espinho diz-se afastado por "ajuste de contas" de Montenegro

O ex-candidato às eleições autárquicas em Espinho pelo PSD Ricardo Sousa disse esta terça-feira que a estrutura nacional do partido ignorou a vontade da concelhia e o afastou da corrida num “ajuste de contas pessoal” por parte de Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".