Fiscais da rede Unir da AMP começam a levantar autos a partir de meados de julho

Fiscais da rede Unir da AMP começam a levantar autos a partir de meados de julho
Foto: CM Vila Nova de Gaia
| Porto
Porto Canal/Agências

Os fiscais da rede de autocarros Unir, da Área Metropolitana do Porto (AMP), vão começar a levantar autos a partir de meados de julho aos operadores em incumprimento, revelou esta sexta-feira o presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP).

“A partir de meio de julho começamos a aplicar as sanções contratuais aos operadores da Rede Unir que, de facto, não cumprem o que está estipulado, seja sob o ponto de vista de características das viaturas, de qualidade, de conforto ou, até, de decoração”, afirmou Marco Martins durante uma apresentação na reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), que reúne os autarcas da AMP.

A fiscalização, atualmente realizada por seis fiscais, visa a operação e não o passageiro, frisou.

Marco Martins explicou que o objetivo é ver se o operador e motorista cumprem, se o autocarro está conforme e se há deficiências nos abrigos, ou seja, tudo aquilo que é necessário para que seja prestado um serviço de qualidade aos cidadãos.

Até ao final do ano, o presidente da TMP prevê ter mais quatro fiscais no terreno elevando, assim, o número destes profissionais para 10.

Além disso, Marco Martins revelou que, nos cinco primeiros meses deste ano, a rede Unir registou 15 milhões de validações, cerca do dobro comparativamente a 2024.

“Nós estamos a crescer cerca de 10% ao mês, o que é muito bom, e a tendência é para continuar”, sublinhou.

O presidente da TMP ressalvou que mais gente a utilizar os transportes públicos é sinónimo de mais sustentabilidade para a operação.

+ notícias: Porto

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.

Governo quer avançar com grupo de trabalho para expansão do aeroporto do Porto

O Governo quer constituir um grupo de trabalho para analisar a expansão futura do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.