Margens do Porto e Gaia voltam a estar ligadas por barco a partir desta sexta-feira

Margens do Porto e Gaia voltam a estar ligadas por barco a partir desta sexta-feira
Foto: Inês Saldanha | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A ligação fluvial entre o Cais do Ouro, no Porto, e a Afurada, em Gaia, vai ser retomada a partir de sexta-feira, disse esta quinta-feira o presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que investiu 160 mil euros neste projeto-piloto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Segundo Marco Martins, o projeto-piloto vai ter a duração de quatro meses e conta com uma embarcação com capacidade para 20 pessoas, que fará a ligação entre as duas margens do rio Douro de hora a hora, em cada sentido, e com possibilidade de utilização do Andante.

O serviço arranca às 07h30 de sexta-feira, na Afurada, e estão previstas “13 viagens em cada sentido de segunda a quinta-feira, 15 viagens à sexta, 13 ao sábado e 11 ao domingo”, especificou, esclarecendo que estas ligações poderão sofrer ajustes se a procura pelo transporte fluvial se intensificar.

As viagens terminarão às 20h00 de segunda a quinta-feira. De sexta-feira a domingo, o último barco sairá do cais às 22h00.

Cada viagem “tem a duração de cerca de sete minutos, quando de carro, num dia sem trânsito, dura entre 20 e 30 minutos e de transporte público cerca de 50 minutos”, destacou.

O presidente da TMP disse que conseguir lançar este projeto-piloto na véspera dos festejos do São Pedro da Afurada (a decorrer na noite de sábado para domingo) foi “uma corrida”, tendo em conta que as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia devolveram esta competência à Área Metropolitana do Porto em 29 de maio.

Esta ligação - que estará, para já, disponível até ao final de outubro - servirá também para fazer “um estudo real da procura”.

A TMP pretende perceber o potencial de fluxo desta ligação, quer com os residentes das duas cidades, quer com turistas, por forma a, mais tarde, “lançar um concurso” para esta travessia fluvial.

Além de ser possível utilizar o passe Andante (metropolitano e municipal) e o Andante Z2, haverá bilhete a bordo, com um custo de 2,25 euros.

Em 30 de maio, durante uma apresentação feita em reunião do Conselho Metropolitano, Marco Martins confirmou que "não pode haver já um concurso" para o serviço, dizendo que o objetivo era ligas as duas margens do rio “ainda antes do São Pedro da Afurada”.

Na ocasião, o presidente da TMP salientou que, depois de decorrido o projeto-piloto, o estudo "irá naturalmente dizer qual é a possível procura, a viabilidade económica e outros locais" ao longo de Gaia, Porto e Gondomar.

Em causa está "a ligação entre a Ribeira do Porto e o Cais de Gaia" e "mais a montante uma ligação entre Gramido e Avintes", e depois "uma eventual ligação que possa vir pelo menos desde a zona de Gramido, passar no Freixo, tocar em Oliveira do Douro e depois ligar à Ribeira do Porto e Gaia".

"Mas isto será para 2026, depois deste estudo", referiu o responsável.

A travessia entre o Cais do Ouro e a Afurada, efetuada pela embarcação Flor do Gás, foi suspensa em 2020, mas a travessia foi retomada no verão de 2022, em regime excecional, durante as festas de São Pedro e o Festival Marés Vivas.

+ notícias: Porto

Luís Osório é o novo presidente do Conselho de Administração da STCP

Luis Osório foi eleito presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), cargo até então detido por Cristina Pimentel, anunciou a empresa.

Universidade do Porto mostra que idosos com solidão utilizam mais recursos de saúde

Um estudo da Universidade do Porto que inquiriu mais de 300 idosos no Baixo Alentejo concluiu que os mais velhos com um nível mais elevado de solidão são quem utiliza com mais frequência os recursos de saúde.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.