Governo reúne-se com grupos parlamentares na quinta-feira sobre data das autárquicas

Governo reúne-se com grupos parlamentares na quinta-feira sobre data das autárquicas
| Política
Porto Canal/Agências

O Governo vai reunir-se na quinta-feira de manhã com os grupos parlamentares na Assembleia da República sobre a escolha da data das eleições autárquicas.

“No dia 26 de junho ocorrerão, no parlamento, reuniões entre o Governo e os diversos partidos com assento parlamentar, para auscultação destes relativamente à data para a realização das eleições autárquicas 2025”, refere uma nota do gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares.

Além de Carlos Abreu Amorim, o Governo estará representado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

As reuniões começam às 09h30 com o PCP, seguindo-se Chega, PS, IL, Livre, os deputados únicos do PAN e do JPP e os grupos parlamentares do PSD e CDS-PP, esta última marcada para as 12h15.

De acordo com o gabinete de Abreu Amorim, a reunião com o BE ainda não ficou marcada por indisponibilidade de agenda dos bloquistas.

A data das eleições autárquicas é marcada por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência.

De acordo com a lei eleitoral autárquica, estas eleições realizam-se entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro e num domingo, pelo que, na prática, só existem três datas possíveis: 28 de setembro, 5 de outubro (feriado comemorativo da Implantação da República) e 12 de outubro.

O período da campanha eleitoral inicia-se no 12.º dia anterior e termina às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições.

A lei determina que as listas de candidatos “terão de ser apresentadas perante o juiz do tribunal da comarca competente em matéria cível com jurisdição na sede do município respetivo até ao 55.º dia anterior à data do ato eleitoral”.

As últimas eleições autárquicas realizaram-se em 26 de setembro de 2021.

+ notícias: Política

Municípios pedem ao Governo que garanta distribuição de jornais em todo o país

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) interpelou esta terça-feira o Governo a garantir os meios e mecanismos que assegurem a distribuição de imprensa em todo o território nacional, depois de a VASP ter admitido a interrupção em oito distritos.

Presidenciais. Catarina Martins formaliza candidatura com entrega de mais de 9.500 assinaturas

Catarina Martins formalizou esta quarta-feira a candidatura às eleicoes presidenciais de 2026, com a entrega de mais de 9500 assinaturas no Tribunal Constitucional, em Lisboa, na presença de cerca de duas dezenas de apoiantes.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.