Pedro Duarte promete transportes públicos gratuitos para os residentes no Porto 

Pedro Duarte promete transportes públicos gratuitos para os residentes no Porto 
Foto: Lusa
| Porto
Porto Canal/ Agências

O candidato à Câmara do Porto, Pedro Duarte, prometeu esta terça-feira transportes gratuitos para todos os residentes na cidade, num investimento anual do município de cerca de 25 milhões de euros bem como a plantação de 15 mil árvores.

Perante cerca de 400 pessoas num jardim anexo à Torre dos Clérigos, o candidato da coligação "O Porto Somos Nós", que reúne o PSD, a IL, CDS-PP e independentes, Pedro Duarte, revelou os 10 pontos principais da sua candidatura, falando para uma plateia que incluía o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco e o ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim.

Segundo Pedro Duarte, a gratuitidade abrange toda a oferta de transportes do Porto sendo o necessário esforço financeiro da autarquia financiado com recurso a programas europeus, ao aumento da taxa turística e da receita de estacionamento para não residentes..

E numa cidade que disse querer ter "mais árvores, mais espaços verdes, menos carros e menos ruído", Pedro Duarte comprometeu-se, também, a "plantar 15 mil árvores só no primeiro mandato" nas ruas do Porto.

O lado social figura também nas suas prioridades, anunciando esforços para o combate à solidão dos idosos e para tirar das ruas as "centenas de sem-abrigo" que existem no Porto.

Pedro Duarte falou do turismo para dizer que quer uma cidade com "turismo inteligente", que "respeite quem visita, mas também quem cá vive" e também apontou à criação de um serviço municipal de saúde, que potencie os hospitais, universidades e centros de investigação tornando o Porto "num modelo nacional e internacional ao nível dos cuidados primários".

No capítulo da habitação quer criar habitação digna a preços acessíveis para os jovens, dando uso aos edifícios devolutos do Estado e do município, assinalando que 13% dos habitantes do Porto residem em habitação social, quando a médio no país é de 3%, mencionando que quer resolver esse problema "sem expulsar ninguém, mas reduzindo a dimensão de alguns bairros sociais".

Pedro Duarte quer também criar equipas municipais de fiscalização para controlar a imigração ilegal e irregular, avisando que quem vier viver para o Porto "deverá saber viver de acordo com as leis, normais sociais e valores civilizacionais" do país.

Neste contexto, quer aumentar em 100 agentes o contingente da Polícia Municipal e exigir ao Estado aumentar em igual número a disponibilidade no Comando Metropolitano do Porto da PSP, ao mesmo tempo que haverá um investimento na iluminação pública e na videovigilância, disse. No discurso em que começou por falar na Cultura que quer levar aos bairros, a todas as idades e a todos os públicos, Pedro Duarte assinalou ainda querer valorizar o talento e a inovação, atraindo jovens criadores e investigadores, fazendo do Porto a capital da ciência, conhecimento, tecnologia e do futuro.

Luís Valente de Oliveira, antigo docente catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte (Portugal), bem como antigo ministro da Educação e Investigação Científica, do Planeamento e Administração do Território e das Obras Públicas, Transportes e Habitação, foi apresentado como o mandatário da candidatura.

Para além de Pedro Duarte, foram apresentados como candidatos à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (movimento Porto Primeiro), Vitorino Silva (RIR), António Araújo (movimento Porto à Porto), Aníbal Pinto (Nova Direita), Sérgio Aires (BE), e o atual vice-presidente Filipe Araújo, como independente.

O atual executivo é composto por seis eleitos pelo movimento independente de Rui Moreira, três eleitos pelo PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.

+ notícias: Porto

Presidente da Câmara do Porto quer incentivar munícipes a “embelezar” as suas ruas

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, confessou querer incentivar mais iniciativas de cidadãos que contribuam para “embelezar” as suas ruas, após um conjunto de moradores ter colocado vários vasos na Travessa das Águas, no Bonfim.

Câmara do Porto removeu mais de 440 ninhos de vespa asiática em 2025

A Câmara do Porto removeu 443 ninhos de vespa asiática em 2025, uma quebra de 6% face ao ano anterior, com a freguesia de Campanhã a concentrar um quarto das intervenções no concelho, anunciou a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.