Desinformação da direita radical é risco para confiança na democracia, defendem investigadores

Desinformação da direita radical é risco para confiança na democracia, defendem investigadores
| País
Porto Canal / Agências

Uma equipa de investigadores alerta para os riscos da desinformação da direita radical nas redes sociais na confiança na democracia e no pluralismo democrático, durante as campanhas eleitorais.

A conclusão consta do relatório final feito pelo MediaLab, centro de estudos de ciências de comunicação do ISCTE, sobre o impacto da desinformação na campanha das legislativas de 18 de maio, resultado de uma parceria com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a que se associou a agência Lusa.

As narrativas desinformativas identificadas, como a imigração ou a corrupção, apontam para um “padrão sistemático de erosão da confiança democrática”, promovido por “atores e redes alinhadas com a direita radical”, escrevem os investigadores.

E alertam que os temas - a imigração, a corrupção, segurança ou islamização - que foram sendo “consumidas” e comentadas nas redes sociais durante a campanha eleitoral, contribuem para uma lógica de “deslegitimação da ordem democrática”.

Ao apresentar os imigrantes “como massa instrumentalizada, as instituições como capturadas, e os partidos tradicionais [PSD, PS, CDS] como cúmplices numa farsa de 50 anos, constrói-se uma visão binária e polarizada da política, onde só uma força ‘fora do sistema’ pode dizer a verdade e salvar o país”, argumentam ainda.

Ora, esta narrativa, “sustentada por desinformação, simplificação e emoção, cumpre uma função mobilizadora e radicalizante que fragiliza o espaço cívico e desafia os princípios do pluralismo democrático”, concluem.

Para este projeto do MediaLab, CNE e Lusa, de que foi agora publicado o relatório final, os dados foram recolhidos pelos investigadores nas redes sociais Facebook, Instagram, X, Tiktok e Youtube, com recurso a ferramentas ‘on-line’.

O sociólogo Gustavo Cardoso foi o coordenador do projeto para aferir a desinformação e os conteúdos a circular nas redes sociais e meio ‘on-line’ no período pré-eleitoral. Da equipa MediaLab também fazem parte José Moreno, Inês Narciso, Paulo Couraceiro e João Santos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.