Bióloga de 23 anos Joana Machado é a aposta da CDU na Maia
Porto Canal/Agências
A bióloga Joana Machado, de 23 anos, é a cabeça de lista da CDU (coligação PCP-PEV) à Câmara da Maia, no distrito do Porto, sendo a mobilidade e a habitação duas das suas prioridades, foi revelado esta quarta-feira.
Em declarações à Lusa, Joana Machado destacou ainda a isenção de derrama para empresas com lucros até 50 mil euros e a redução da taxa para lucros até 150 mil euros.
“A CDU defende uma rede de transportes públicos eficaz e integrada, com a STCP como operador interno, que ligue todas as freguesias do concelho da Maia entre si e, em particular, ao centro da cidade”, referiu.
A candidata considerou “urgente” assegurar a concretização da nova linha de metro entre o Fórum da Maia e o Hospital de São João, bem como a criação de uma ligação circular em carril entre a estação Fórum Maia e a estação Verdes (linha do Aeroporto), facilitando a mobilidade interna no concelho.
“A extensão da linha C até à Trofa deve igualmente ser feita em metro de carril, rejeitando a falsa solução do metrobus, um serviço que não serve a população e prejudicará a mobilidade, só por razões economicistas”, apontou ainda.
A CDU continua a exigir a eliminação das portagens nas ex-SCUT no concelho da Maia, nomeadamente nas autoestradas A4 e A41, “pondo fim a uma injustiça que prejudica diariamente quem vive, estuda e trabalha no concelho”.
No campo da habitação, Joana Machado considera “imperativo” melhorar a estratégia municipal, com maior intervenção do Município, “sem descurar as funções do Estado central nesta matéria”.
“A CDU defende a criação de uma bolsa de edifícios e terrenos do município para habitação pública, a promoção da habitação cooperativa e a autoconstrução, com apoios públicos, mesmo ao nível do projeto, permitindo assim também moderar os preços de comercialização e arrendamento na Maia”, acrescenta.
A coligação que junta PCP e Os Verdes defende, também, a manutenção na esfera pública dos serviços de manutenção de água e de recolha de resíduos, “garantindo que todas as rotas sejam internalizadas na esfera pública e assegurando um tarifário justo, alinhado com a lógica de serviço público e não com a do lucro”.
Na educação, a CDU quer a valorização, formação e reforço dos profissionais não docentes das escolas do concelho, permitindo a manutenção dos equipamentos escolares.
Diz ainda ser igualmente urgente intervir nas escolas em situação mais crítica, como a Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho e a Escola Básica e Secundária de Pedrouços, “já identificadas como necessitando de obras urgentes e há muito tempo adiadas”.
O fornecimento gratuito das refeições escolares, como medida concreta de apoio às famílias e combate às desigualdades sociais, é outra das apostas.
Para os trabalhadores do município, incluindo os das empresas municipais, a CDU diz ser fundamental assegurar o fim da precariedade laboral, a justa atribuição dos suplementos de insalubridade, penosidade e risco, e o acesso a planos de formação contínua, especialmente nas áreas de higiene, saúde e segurança no trabalho.
Licenciada em Biologia, mestre em Biologia Celular e Molecular e investigadora no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, Joana Machado é membro da Comissão Regional do Porto da JCP e do seu executivo.
É também membro da Direção da Organização Regional do Porto do PCP e da Comissão Concelhia da Maia do PCP. I
Integra os órgãos sociais da Associação Juvenil Projeto Ruído, é membro da direção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica.
Foi vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Para a Câmara da Maia, estão já anunciadas as candidaturas de André Almeida, pelo Chega, e do ainda autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, pelo PS.
O executivo da Câmara da Maia é composto por 11 vereadores, sendo liderada pela coligação “Maia em Primeiro”, que junta PSD e CDS-PP, que elegeu em 2021 seis vereadores contra os cinco eleitos pelo PS.
AS eleições autárquicas decorrerão entre setembro e outubro.
