Professora Manuela Carneiro candidata-se pelo PAN a Gondomar
Porto Canal / Agências
A professora de 46 anos Manuela Carneiro, especializada em Educação Especial, é a candidata do PAN à Câmara de Gondomar, e quer “colocar a qualidade de vida no centro das decisões políticas”, anunciou o partido.
“Somos a única candidatura que não está presa a interesses partidários nem a lógicas de poder. Apresentamos soluções sustentáveis, éticas e realistas, com respeito pelos direitos de todos, humanos e não-humanos, e com coragem para dizer o que é preciso mudar e para pôr em prática políticas que realmente façam a diferença na vida das pessoas”, lê-se num comunicado do PAN – Pessoas, Animais e Natureza.
Natural de S. Cosme e residente atualmente em Valbom, Manuela Carneiro é professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Física, especializada e mestre em Educação Especial e conhecida “pela sua integridade, dedicação à comunidade e ativismo em prol da causa animal”.
A candidata é Comissária Distrital para o Bem-Estar Animal do PAN, no distrito do Porto, e voluntária no Centro de Apoio aos Sem Abrigo – CASA, na cidade do Porto.
“Candidata-se à Câmara Municipal de Gondomar pelo PAN porque acredita numa política feita com empatia e com ética e porque acredita que as verdadeiras mudanças começam ao nível local”, lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.
Como prioridades para Gondomar, o PAN aponta “colocar a qualidade de vida no centro das decisões políticas”, bem como “investir numa mobilidade mais sustentável e acessível, defender os espaços verdes e as linhas de água, promover políticas de habitação digna e apoiar quem cuida das crianças aos idosos, dos cuidadores informais aos protetores de animais”.
“Queremos também reforçar a transparência na gestão municipal e garantir que os cidadãos participam ativamente nas decisões. Reconhecemos que houve avanços em algumas áreas, mas sentimos que falta ambição e visão a longo prazo, pois continuamos a ter problemas graves de mobilidade, de poluição e de falta de respostas sociais, sobretudo para as famílias mais vulneráveis e para os jovens que querem fixar-se no concelho”.
No concelho de Gondomar apresentaram já candidatura o atual presidente da câmara, Luís Filipe Araújo (PS), o ex-deputado e independente Carlos Brás, a professora Maria Olinda (CDU) e o advogado Abel Gonçalves (ADN).
O executivo de Gondomar tem 10 lugares, sendo seis do PS, um independente, dois do PSD e um da CDU.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro.
