Advogado João Ferreira é o candidato da CDU em Santo Tirso
Porto Canal / Agências
O número dois da CDU no círculo do Porto nas últimas eleições legislativas, o advogado João Ferreira, de 34 anos, é o candidato da coligação à Câmara de Santo Tirso.
Membro do PCP no setor intelectual da Organização Regional do Porto, da comissão concelhia de Santo Tirso do PCP e do seu secretariado, João Ferreira foi também candidato da CDU nas legislativas de 2024, sendo atualmente deputado na Assembleia Municipal de Santo Tirso, lê-se na informação fornecida pela coligação.
No final da apresentação da candidatura, que decorreu no salão nobre da sede da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães, e que reuniu cerca de duas dezenas de pessoas, o candidato explicou que o que o fez avançar “é o projeto alternativo e de verdadeira mudança que a CDU comporta” e que faz dela “uma candidatura diferente de todas as outras”.
Criticando a “convergência entre o PS, que governa há mais de 40 anos, e o PSD”, naquela autarquia do distrito do Porto, João Ferreira enfatizou “a visão de mudança” que é a CDU, “quer na defesa dos trabalhadores, ou seja, da justiça social, quer nos serviços públicos, os quais estão privatizados e querem que regresse à gestão pública da câmara, quer do ponto de vista do reforço da habitação pública”.
João Ferreira lembrou ainda a “defesa intransigente do Hospital de Santo e Tirso, como nenhuma outra força política, mantendo-o no Serviço Nacional de Saúde e reforçando as suas condições” num momento em que se aguarda o anúncio da transferência da sua gestão para a União das Misericórdias como foi anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, em dezembro.
Questionado sobre a eventualidade do voto de protesto, à semelhança do ocorrido nas últimas eleições legislativas, transitar também nas autárquicas da esquerda para a direita, o candidato começou por lembrar que as eleições autárquicas “têm uma realidade local bastante diferente da realidade das eleições legislativas” e que “nas eleições anteriores, houve sempre uma discrepância bastante significativa de eleição para eleição”.
O atual executivo municipal é constituído por sete elementos do PS e dois da coligação PSD/CDS-PP.
A candidatura de João Ferreira (CDU) junta-se às já conhecidas de Ricardo Pereira, pela coligação PSD/IL, Alberto Costa (presidente da câmara) pelo PS, António Soares pelo Bloco de Esquerda e de Tiago da Silva Matos pelo Chega.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.
