Melgaço com 38 camas em residência universitária após investimento de 580 mil euros
Porto Canal/Agências
A antiga Pousada da Juventude de Melgaço vai reabrir como residência universitária depois de um investimento de cerca de 580 mil euros, com 38 camas para estudantes e painéis fotovoltaicos para autoconsumo, revelou esta sexta-feira a autarquia.
O investimento foi “cofinanciado em 75% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)” e teve os restantes 25% assegurados pelo autarquia”, descreve o município numa publicação da rede social Facebook.
A intervenção permitiu “melhorar as condições de alojamento dos estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], cumprindo os requisitos do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior”, observa a câmara de Melgaço.
De acordo com a autarquia, foram corrigidas patologias estruturais (infiltrações e humidades), feita uma renovação dos sistemas de ar condicionado, instaladas bombas de calor e de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, a par da “substituição de caldeiras a gás por soluções mais eficientes”.
“Com estas melhorias, Melgaço terá um edifício mais resiliente no contexto das alterações climáticas (que atualmente vivemos), prevendo-se uma redução de 43,8% no consumo de energia primária e de 57,2% nas emissões de dióxido de carbono”, refere o município.
