Equipa de Salvamento Balnear de Matosinhos aumenta de nove para 12 na época balnear

Equipa de Salvamento Balnear de Matosinhos aumenta de nove para 12 na época balnear
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

A Equipa de Salvamento Balnear de Matosinhos, que vigia as praias deste concelho todo o ano, aumenta de nove para 12 profissionais na época balnear e redobra atenções nas praias não concessionadas, adiantou esta sexta-feira a vereadora da Proteção Civil.

Criada em 2008, a Equipa de Salvamento Balnear é reforçada na época balnear, que em Matosinhos decorre de sábado a 15 de setembro, com mais três profissionais, nomeadamente nadadores-salvadores, contou à Lusa Marta Pontes.

Para fazer a vigilância das praias e auxiliar a população, os profissionais dispõem de duas viaturas 'pick-up´, duas motas 4x4, uma mota de água, quatro postos de praia completos, dois desfibrilhadores, três botijas de oxigénio medicinal, material de primeiros socorros e equipamento de resgate, adiantou a vereadora.

Assegurando o patrulhamento contínuo da costa nos 365 dias do ano, a vereadora referiu que, no decurso da época balnear, o foco recai na vigilância das praias não concessionadas e no apoio à rede de nadadores-salvadores contratados pelas concessões.

“O Serviço de Salvamento Balnear assume um papel de coordenação no Plano Integrado de Salvamento (que integra todos os concessionários, Autoridade Marítima e Câmara de Matosinhos) assegurando, também, o apoio logístico e a resposta em situações de emergência”, explicou.

Além da busca e salvamento de pessoas, estes profissionais intervêm em situações de emergência e primeiros socorros, dão apoio a eventos costeiros e desportivos, fazem monitorização ambiental e deteção precoce de poluição, vigiam e atuam em situações de risco climático, realizam ações de sensibilização e educação ambiental, destacou.

Para Marta Pontes, a prestação deste serviço é essencial durante todo o ano devido ao aumento dos riscos associados às condições meteorológicas e marítimas mais adversas e ao facto de, em Matosinhos, estar a praia com mais utilizadores da Área Metropolitana do Porto.

Além disso, a existência desta equipa permite à população ter uma “resposta rápida, especializada e eficaz” em qualquer altura do ano a riscos permanentes que se agravam fora da época balnear, sublinhou.

A vereadora da Proteção Civil adiantou que, desde a sua criação, a Equipa de Salvamento Balnear fez cerca de 300 salvamentos, resultando no resgate de aproximadamente 600 pessoas.

O concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, tem 15 praias num total de 15 quilómetros.

Em 2025, Portugal conta com 673 águas balneares identificadas, mais nove do que em 2024, sendo áreas que podem corresponder a mais do que uma praia.

Oficialmente, o início da época balnear ocorreu em 1 de junho, mas os municípios são livres de começar a época balnear antes ou depois dessa data.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários concelhos do Norte fecham escolas devido à queda de neve

As escolas de vários concelhos dos distritos de Vila Real, Braga e Viseu vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve, segundo fontes das autarquias. Além destes também os distritos do Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.