Gondomar investe 560 mil euros para criar zonas balneares acessíveis e inclusivas
Porto Canal/Agências
A Câmara de Gondomar anunciou esta quinta-feira um investimento de 560 mil euros na instalação de várias valências, entre elas cadeiras anfíbias, cadeiras de rodas todo-o-terreno e canadianas com ponteira de praia, destinadas a pessoas com mobilidade reduzida.
Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto revelou que as melhorias incidem na praia fluvial da Lomba e nos areais de Melres e de Zebreiros.
Com a época balnear em Gondomar a arrancar no sábado, o município investiu em equipamentos de apoio à mobilidade, sendo que nas zonas balneares continua o comunicado, estarão também disponíveis zonas de conforto com sombra e espreguiçadeiras adaptáveis, bem como percursos acessíveis, rampas e lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida à entrada do areal.
A estes recursos soma-se um serviço de apoio à ida a banhos, acessível mediante marcação prévia, que permite um acompanhamento individualizado por profissionais devidamente capacitados e sob supervisão de nadadores-salvadores, acrescenta a nota de imprensa.
Segundo o município, as melhorias infraestruturais e de serviços enquadram-se numa estratégia mais ampla de valorização e modernização das zonas balneares do concelho, no âmbito do projeto “Gondomar Inclui – Praias Acessíveis”, desenvolvido ao abrigo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que envolve um montante global de cerca de 1 milhão de euros.
“Queremos que todos tenham as mesmas oportunidades de usufruir do nosso património natural, em segurança e com dignidade. A acessibilidade é um direito fundamental e cabe-nos garantir que as nossas zonas balneares estão preparadas para acolher todos sem exceção”, afirma o presidente da Câmara de Gondomar, Luís Filipe Araújo, citado pelo documento.
Paralelamente, sublinha o município, ao longo da época balnear, haverá vigilância diária de nadadores-salvadores, mas também serviços diferenciadores que reforçam a imagem do concelho como destino balnear de excelência e referência nacional em matéria de inclusão.
