Trabalhadores do INEM alertam para falta de autorização para exceder limite de 60% de horas extra

Trabalhadores do INEM alertam para falta de autorização para exceder limite de 60% de horas extra
Foto: INEM
| País
Porto Canal/Agências

A Comissão de Trabalhadores do INEM alertou esta quinta-feira que ainda não foi autorizado o pagamento de horas extra além dos 60% da remuneração, avisando que os profissionais não podem ser responsabilizados por uma paralisação forçada.

A comissão de trabalhadores adianta em comunicado que, “relativamente à questão do pagamento de trabalho suplementar correspondente apenas a 60% da remuneração base, não existe até ao momento a devida autorização por parte do Ministério das Finanças para que seja ultrapassado”.

“Temos a informação de que estarão reunidas as condições para que a autorização seja emitida, não tendo chegado efetivamente até ao presente momento”, sustenta.

A comissão de trabalhadores alerta que “os trabalhadores não podem ser responsabilizados, quando estão disponíveis para trabalhar e o Ministério das Finanças com a sua falta de decisão os impede, e onde o próprio INEM se declara obrigado a não pagar trabalho planeado e realizado, que inexplicavelmente deixou de estar autorizado, num procedimento díspar dos restantes locais de prestação”.

Os representantes laborais salientam que a atividade do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em trabalho suplementar é realizada, muitas vezes, “com prejuízo da vida pessoal e familiar de muitos trabalhadores, e com a abnegação de muitos pela defesa do acesso a cuidados de saúde do cidadão”.

“Colocar o INEM ao nível de uma repartição de finanças ou gabinete do cidadão, que fecha as portas às 17h00 ou deixa de distribuir senhas às 12h00, é uma medida cega e tecnocrática, ignora a natureza crítica e ininterrupta da missão do Instituto e pode comprometer seriamente a segurança dos portugueses, também nesta área, numa altura em que o serviço público de saúde passa por inequívocas dificuldades”, alerta.

A Comissão de Trabalhadores diz estar atenta e assegura que vai continuar “a dar notícias para que os trabalhadores possam tomar as suas decisões de forma fundamentada”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.