Amadeu Albergaria concorre pelo PSD à Feira com foco no Tribunal e Túnel da Cruz

Amadeu Albergaria concorre pelo PSD à Feira com foco no Tribunal e Túnel da Cruz
Foto: Amadeu Albergaria | Facebook
| Norte
Porto Canal / Agências

Amadeu Albergaria, que preside à Câmara de Santa Maria da Feira desde a renúncia do seu antecessor, será o cabeça de lista do PSD nas eleições autárquicas, prometendo dar prioridade ao novo tribunal e ao Túnel Rodoviário da Cruz.

A candidatura oficial desse autarca do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto será apresentada ao público na quinta-feira à noite e dará assim início à campanha eleitoral para aquele que constituirá o seu primeiro mandato efetivo, já que assumiu funções no executivo apenas em março de 2024, na sequência da saída de Emídio Sousa para a Assembleia da República e para o Governo.

“Decido candidatar-me porque acredito neste território, nas suas capacidades e em quem cá vive. Conheço bem o concelho, os seus desafios e o que é preciso fazer para continuar a avançar com equilíbrio e determinação”, declara o candidato à Lusa.

Para Amadeu Albergaria, mais importante do que o seu percurso autárquico é à sua “ligação forte à Feira, feita de presença, trabalho e entrega ao serviço público”.

“Santa Maria da Feira é um concelho dinâmico, vibrante, com obra feita e com gente que não se resigna”, realça o social-democrata.

“Tem hoje uma base sólida de desenvolvimento e um caminho bem definido, e eu quero continuar a liderar esse percurso com rigor e responsabilidade, ouvindo, decidindo e concretizando, sempre com o mesmo foco: melhorar a vida das pessoas”, acrescenta.

Nessa estratégia, Amadeu Albergaria aponta como “projetos estruturantes, há muito aguardados e desbloqueados com muito trabalho e persistência”, a construção do novo tribunal da Feira – que permitirá retirar os serviços judiciais locais de prédios privados que estão a ser arrendados para o efeito desde 2008, a preços na ordem dos 750.000 euros por ano – e a criação do chamado Túnel da Cruz – que visa eliminar os intensos constrangimentos de trânsito nos acessos à autoestrada A1 e à EN223, de ligação a freguesias em torno da cidade e acesso aos concelhos limítrofes.

As outras apostas do atual chefe do Executivo passam por: dar continuidade ao programa de “construção e requalificação de unidades de saúde familiar”; reabilitar as escolas EB 2,3 do concelho, garantindo à comunidade educativa “melhores condições de ensino e aprendizagem”; implementar um programa de apoio à construção de creches, promovendo “mais respostas para as famílias e incentivando a natalidade”; e dinamizar também a criação de mais lares de Terceira Idade, “assegurando mais dignidade e proteção à população sénior”.

Amadeu Albergaria quer ainda desenvolver para o concelho um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, “transversal a todas as gerações e a todo o território”, assim como executar um Plano de Coesão Territorial “que responda com justiça às necessidades das freguesias desagregadas” e reforçar a aposta no desenvolvimento económico e na atração de investimento, “como motores da criação de emprego e qualificação do território”.

Advogado de formação, com licenciatura pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o autarca de 48 anos começou o seu percurso político mais relevante como vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Feira, no período de 2003 a 2009, após o que tomou assento como deputado na Assembleia da República de 2009 até 2019, assumindo a vice-presidência o Grupo Parlamentar do PSD.

Nos mandatos autárquicos de 2013 a 2021, foi presidente da Mesa da Assembleia da Feira, sendo que nas eleições de 2021 integrou a lista de Emídio Sousa como vice-presidente e responsável pelas pastas das Obras Municipais e Desenvolvimento Económico.

Além de Amadeu Albergaria pela PSD, às eleições previstas para setembro ou outubro no concelho de cerca de 213 quilómetros quadrados e 137.000 habitantes ainda só se apresentou como candidato o também advogado Márcio Correia, do PS.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.