Marcelo Rebelo de Sousa condena ataque em escola na Áustria

Marcelo Rebelo de Sousa condena ataque em escola na Áustria
| País
Porto Canal / Agências

O Presidente da República condenou, esta terça-feira, o ataque numa escola em Graz, Áustria, que provocou a morte a pelo menos 10 pessoas, inclusive o autor dos disparos.

“O Presidente da República manifesta a sua profunda consternação perante o ataque numa escola em Graz, na Áustria, que causou a morte trágica de várias pessoas, incluindo estudantes, bem como numerosos feridos”, escreveu, numa nota publicada na página da Presidência da República.

O chefe de Estado “apresenta as suas profundas condolências aos familiares das vítimas mortais, deseja uma rápida recuperação aos feridos e envia uma mensagem de sentida solidariedade ao povo austríaco”.

De acordo com a polícia austríaca, citada pela Associated Press (AP), o ataque desta terça-feira matou pelo menos 10 pessoas (incluindo o seu autor, que se suicidou) e feriu 12 (algumas com gravidade).

O atacante era um homem de 21 anos que tinha duas armas, aparentemente obtidas de forma legal.

Segundo a AP, a polícia não apontou para já razões para as motivações, mas disse que o jovem se suicidou na casa de banho após o ataque.

O ministro do Interior austríaco, Gerhard Karner, afirmou em conferência de imprensa que o autor era um ex-estudante da escola secundária em causa (BORG Dreierschützengasse, a um quilómetro do centro de Graz) e que não tinha completado os estudos.

Já o chanceler austríaco, Christian Stocker, decretou três dias de luto nacional na sequência da tragédia, falando num "dia negro" para a história do país.

O presidente, Alexander van der Bellen, disse que "este horror não pode ser reproduzido em palavras".

O jornal Kronen Zeitung indica que o tiroteio começou por volta das 10h00 da manhã locais (09h00 em Lisboa) e que o suposto agressor disparou em duas salas de aula diferentes.

Às 11h30, a polícia local escreveu na rede social X que a escola foi totalmente evacuada e todos foram levados para um ponto de encontro seguro.

A polícia indicou que a situação está "controlada e segura" e que não acredita que haja mais perigo.

Graz, a segunda maior cidade da Áustria, está localizada no sudeste do país e tem cerca de 300.000 habitantes.

+ notícias: País

Portugal está entre os piores da Europa na redução das mortes nas estradas

Portugal está entre os países europeus com pior desempenho na redução da mortalidade rodoviária, que praticamente estagnou na última década, segundo o Conselho Europeu de Segurança dos Transportes (ETSC).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.