Montenegro manifesta “choque e consternação” pelo tiroteio numa escola na Áustria

Montenegro manifesta “choque e consternação” pelo tiroteio numa escola na Áustria
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou esta terça-feira “choque e consternação” pelo ataque numa escola na Áustria onde morreram, pelo menos, 10 pessoas.

“Foi com choque e consternação que tomei conhecimento do ataque levado a cabo numa escola na Áustria”, disse Luís Montenegro numa publicação na rede social X.

O chefe do executivo apresentou ainda a profunda solidariedade e condolências às famílias das vítimas e ao povo austríaco.

Pelo menos 10 pessoas, entre as quais oito alunos, um adulto e o suposto agressor, morreram esta terça-feira num tiroteio numa escola secundária em Graz, no sudeste da Áustria, confirmaram as autoridades locais, embora haja vários balanços de vítimas.

A polícia adiantou, logo a seguir ao ataque, que havia vários alunos e professores feridos, admitindo a possibilidade de várias vítimas mortais.

"A situação é, neste momento, muito confusa. No entanto, poderá tratar-se de um caso de tiroteio indiscriminado", declarou à agência noticiosa Austria Presse Agentur (APA) uma fonte policial.

Um suspeito terá sido encontrado morto numa das casas de banho, segundo os primeiros indícios.

De acordo com a APA, o alegado autor do ataque, cuja identidade não foi revelada, ter-se-á matado.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também já lamentou haver escolas que se tornam lugar de violência e manifestou solidariedade com as vítimas.

+ notícias: País

Greve geral. Sindicato do INEM recua na adesão após reunião com ministra

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) recuou esta terça-feira na adesão à greve geral de quinta-feira, na sequência da garantia da ministra da Saúde de que o acordo assinado com o Governo e o INEM será cumprido.

Congresso/ANMP. Centenas de autarcas debatem desafios e elegem direção para o novo mandato

Centenas de autarcas reúnem-se no próximo fim de semana em Viana do Castelo, após as autárquicas, para eleger a nova direção da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e debater temas como a descentralização e as finanças locais.

Continente e Madeira sob avisos sexta e sábado devido à agitação marítima

Sete distritos do continente e o arquipélago da Madeira vão estar na sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).