Montenegro manifesta “choque e consternação” pelo tiroteio numa escola na Áustria

Montenegro manifesta “choque e consternação” pelo tiroteio numa escola na Áustria
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou esta terça-feira “choque e consternação” pelo ataque numa escola na Áustria onde morreram, pelo menos, 10 pessoas.

“Foi com choque e consternação que tomei conhecimento do ataque levado a cabo numa escola na Áustria”, disse Luís Montenegro numa publicação na rede social X.

O chefe do executivo apresentou ainda a profunda solidariedade e condolências às famílias das vítimas e ao povo austríaco.

Pelo menos 10 pessoas, entre as quais oito alunos, um adulto e o suposto agressor, morreram esta terça-feira num tiroteio numa escola secundária em Graz, no sudeste da Áustria, confirmaram as autoridades locais, embora haja vários balanços de vítimas.

A polícia adiantou, logo a seguir ao ataque, que havia vários alunos e professores feridos, admitindo a possibilidade de várias vítimas mortais.

"A situação é, neste momento, muito confusa. No entanto, poderá tratar-se de um caso de tiroteio indiscriminado", declarou à agência noticiosa Austria Presse Agentur (APA) uma fonte policial.

Um suspeito terá sido encontrado morto numa das casas de banho, segundo os primeiros indícios.

De acordo com a APA, o alegado autor do ataque, cuja identidade não foi revelada, ter-se-á matado.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também já lamentou haver escolas que se tornam lugar de violência e manifestou solidariedade com as vítimas.

+ notícias: País

Portugal está entre os piores da Europa na redução das mortes nas estradas

Portugal está entre os países europeus com pior desempenho na redução da mortalidade rodoviária, que praticamente estagnou na última década, segundo o Conselho Europeu de Segurança dos Transportes (ETSC).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.