Numeiro alvo de inquérito do MP por discurso de ódio contra as mulheres

Porto Canal/Agências
O Ministério Público (MP) confirmou esta sexta-feira a abertura de um inquérito na sequência de queixas recebidas contra o ‘influencer’ português por discurso de ódio contra as mulheres numa publicação sobre o aborto.
“Confirma-se a instauração de inquérito que teve origem em participações recebidas. O mesmo corre termos no Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa”, refere o MP em resposta à agência Lusa.
Uma das queixas enviadas ao MP partiu da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), na sequência de mais de uma centena de denúncias recebidas contra um criador de conteúdos digitais por declarações divulgadas que "desrespeitam gravemente os direitos das mulheres e espalham desinformação sobre o aborto".
João Barbosa, ou Numeiro, como é conhecido entre os internautas, tem perto de um milhão de seguidores nas redes sociais e no sábado fez uma publicação no X, entretanto eliminada pela plataforma, em que acusa as mulheres de recorrer ao aborto como método contracetivo.
Captura de ecrã da publicação de Numeiro na rede social X, entretanto eliminada.
Na sequência das denúncias, a CIG apresentou queixa junto do MP "por factos que podem eventualmente configurar discurso de ódio e eventualmente incitamento ao ódio contra as mulheres, no sentido de apurar eventuais responsabilidades legais".